A Revelação da História de Exú
Atualizado dia 5/16/2006 3:20:16 PM em Autoconhecimentopor BATISTA D´OBALUAYÊ
Exú é o principal mensageiro entre os homens e os outros orixás; é ele que traduz a linguagem humana para os outros orixás e vice-versa. Ainda hoje há uma grande polêmica que é muito discutida entre os leigos das religiões afro-brasileiras e, em alguns casos, até por praticantes da religião. Exú é um orixá? Ou apenas uma entidade diferente que está entre a classificação do ser humano e do orixá?
Dentro do Candomblé, por exemplo, ele é um orixá e também um mensageiro de outros orixás. Nos casos em que ele vem como Anjo-da-Guarda de uma pessoa é tratado e considerado como orixá, deixando de ser mensageiro e usando outro Exú como mensageiro. Sem dúvida, é uma entidade que trafega tanto pelo mundo material, onde vivem os seres humanos e todos os seres vivos habitantes da Terra, como pelas regiões do sobrenatural onde trafegam as outras entidades, os Orixás e os Eguns (almas dos mortos).
Exú tem a dupla condição de ligar ou desligar e assim comprometer qualquer comunicação. Ele possibilita a construção também permitindo a destruição. Esse extraordinário poder é traduzido mitologicamente pelo fato de Exú habitar nas encruzilhadas, ruas, caminhos, porteiras, portas, entradas e saídas. Quando as pessoas pensam que estão devendo a Exú, já estão pagando e quando pensam que estam pagando, aí é que estão devendo. Exú, como emissário dos outros Orixás, tem as virtudes e defeitos dos homens para que com eles possa se comunicar.
O Orixá Exú corresponde ao elemento fogo, sua essência, ao movimento.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 9
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |