A RODA DA FORTUNA
Atualizado dia 6/19/2007 9:34:50 AM em Autoconhecimentopor Zaida Miranda Rebêlo da Silva
A Roda da Fortuna, também designada como A Roda, Destino, The Wheel of Fortune, Roue de la Fortune, Das Glücksrad, Ruota della Fortuna ou La Rueda de la Fortuna, tem como ornamento comum na lâmina do tarot, roda com eixo, arcos e base; esfinge com espada e coroa acima da roda; uma figura subindo no arco da roda e uma figura descendo no arco da roda.
A esfinge é um dos enigmas mais complexos que os antigos sábios nos deixaram, símbolo absoluto do destino: "Decifra-me ou te devoro", diz ela sussurrando constantemente. Seus atributos simbólicos são: a cabeça que recomenda Saber, as garras que mandam Ousar, os flancos que determinam o Querer e as asas solicitam o Calar. Ela segura uma espada flamejante, símbolo da mais alta espiritualidade e superioridade humana, e usa uma coroa, símbolo da autoridade material. Assim ela determina quem subirá ou quem descerá no caos da vida. A figura que sobe é o gênio das forças construtivas, enquanto quem desce é o gênio das forças destrutivas; o bem e o mal, operando o equilíbrio universal, a transmutação de forma simultânea. "Para ocupar o meu lugar, você tem de conhecer a si mesmo e dominar seus instintos e seu âmago. Busque a força interior e será revelado seu poder pessoal".
Assim temos uma referência de que nada se mantém em seu apogeu, como também nada se mantém na decadência. Tudo é transitório, tudo é passageiro, tudo é cíclico e nada é estável em nossa vida mundana. Este arcano sugere as mudanças naturais, rápidas e inevitáveis, o ganhar e o perder, a instabilidade e o resultado da lei IMUTÁVEL da causa e efeito. O principal sintoma é o arcano 11, A Força, que representa o domínio, o poder pessoal e o magnetismo. Não se trata de ganhar ou perder, mas sim de um novo ciclo de vida que se abre e novas possibilidades. Como aqueles momentos em que achamos que perdemos uma situação, mas logo em seguida surge uma nova proposta, não dando nem tempo de pensarmos na anterior. Podemos extrair uma reflexão: Saber lidar com os mistérios do destino é o aprendizado humano, e o importante não é ganhar ou perder, mas sim utilizar uma sabedoria atávica.
Taróloga
Texto revisado por: Cris
Avaliação: 5 | Votos: 14
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |