Menu
Somos Todos UM - Home

A roupa de Gandhi

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Zaida Miranda Rebêlo da Silva

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 7/30/2006 1:00:03 PM


O Mahatma Gandhi, provou que "a roupa não faz o homem". Ele só usava uma tanga a fim de se identificar com as massas simples da Índia.

Certa vez ele chegou assim vestido numa festa dada pelo governador inglês. Os criados não o deixaram entrar.

Ele voltou para casa e enviou um pacote ao governador por um mensageiro. Continha um terno.

O governador ligou para a casa dele e lhe perguntou o significado do embrulho. O grande homem respondeu:

- Fui convidado para a sua festa, mas não me permitiram entrar por causa da minha roupa. Se é a roupa que vale, eu lhe enviei o meu terno...


UM CONTO DE BUDA

Certa vez o Buda Sakyamuni encontrava-se pregando na cidade de Kausambi. Nessa cidade vivia um homem que o odiava e, transtornado por esse ressentimento, e usando subornos, induziu algumas pessoas também malvadas para que divulgasssem boatos malévolos, a respeito do Buda.

Como consequência ficou muito difícil para os discípulos de Sakyamuni obterem, naquela cidade, alimentos suficientes através de mendicância, pois a população havia sido contaminada com as mentiras e abusos sobre o Buda e seus discípulos.

Ananda, um dos principais discípulos de Sakyamuni, disse para o Mestre: "Seria melhor não ficarmos nesta cidade; há outras e melhores cidades para onde poderemos ir; vamos sair daqui."

O Buda replicou: "Supunhamos que a outra cidade seja como esta; o que faremos então?"

"Então iremos para outra" - disse Ananda.

O iluminado retrucou: "Não, Ananda, assim nunca conseguiremos nosso intento. É melhor que permaneçamos aqui e suportemos pacientemente o abuso, as mentiras e as infâmias, até que se esgotem por si mesmas. Só então iremos para outro lugar."

Continuando o Buda falou ainda: " Há lucro e perda, difamação e honra, louvor e abuso, sofrimento e prazer neste mundo; os seres humanos que alcançam a Budicidade, não são controlados pelas coisas externas, pois que elas desaparecem tão rápidamente como surgem."

Taróloga
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 43


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Zaida Miranda Rebêlo da Silva   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa