A saudável opção pelos jovens
Atualizado dia 10/4/2006 9:55:37 AM em Autoconhecimentopor Flávio Bastos
A sociedade brasileira, em decorrência dos últimos acontecimentos ligados à corrupção, envolvendo muitos de seus representantes políticos nas esferas do poder, tem se questionado a respeito do que fazer para mudar este panorama que tem enojado a opinião pública do país. Votar em branco ou anular o voto, assim como fazer campanha no sentido de evitar que as pessoas envolvidas em escândalos se reelejam, têm se mostrado estratégias ineficazes.
O que fazer, então, para mudarmos este estado de coisas que parece não ter solução? Na verdade, não existem fórmulas infalíveis, mas uma delas, a que vislumbra um horizonte de esperanças ainda distante de ser percorrido, talvez seja a opção que de uma certa forma já começa a acontecer: a renovação de nossos representantes políticos. Renovação na idade, na mentalidade, nas idéias e nas propostas.
Mas, para que esta tendência possa ocorrer de uma forma mais dinâmica, os jovens, ao invés de somente conformarem-se em adotar posturas de revolta através de manifestações públicas contra a corrupção institucionalizada, deverão envolver-se na política partidária como peças decisivas para que ocorra, no mais breve espaço de tempo possível, o processo de renovação de nossos representantes políticos.
E esta tendência, inicialmente do jovem votar no jovem, felizmente começa a acontecer à medida que observarmos a expressiva votação e consequente eleição da deputada federal Manuela Dávila, 25 anos, que já fora fenômeno de votos quando elegera-se deputada estadual pelo Rio Grande do Sul.
Queremos mudar a cara do país? Colocarmos no armário o nariz de palhaço? Então está na hora do jovem assumir a parte decisiva neste processo, a sua indispensável contribuição política nos desígnios da nação. Porque será pela opção da "oxigenação" jovem que o país, ao passar por uma possível e esperada depuração política, renovará as suas esperanças no presente visando o futuro das próximas gerações de brasileiros.
Longe de parecer uma fórmula mágica para a solução de nossos problemas, está lançado aos jovens o grande desafio: a carreira política, pois tudo está a indicar que a médio ou longo prazo, ocorrendo uma natural "faxina" dos corruptos e corruptores da nossa desmoralizada política, os novos representantes, ao unirem no exercício da democracia, vontade, ética, espírito de luta, transparência e verdadeiro sentimento de brasilidade, poderão, além da esperança renovada, dar a resposta que o povo brasileiro tanto espera de nossos governantes. Vida longa à democracia!
Psicanalista Clínico e Reencarnacionista.
Visite meu Site, clique no link:
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 7
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |