A SUBIDA



Autor Maria Cristina Tanajura
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 3/30/2006 5:34:51 PM
Quando estamos em qualquer caminho, a subida é sempre muito mais trabalhosa e cansativa do que a descida. Exige esforço duplicado, mas também concede alegrias inesperadas. Além de podermos sempre vislumbrar a paisagem que está embaixo, o que nos fica acima é sempre uma surpresa, algo excitante e completamente novo!
Não que descer às vezes não seja importante. Faz parte da caminhada, mas não podemos nos manter sempre morro abaixo, pois há muito infinito a pesquisar e devemos aprender a olhar para o alto. O conhecido já não nos desafia, já foi trilhado e já nos ensinou o que era necessário. Importa procurar novos horizontes, buscar realizações diferentes.
Subir, sempre tendo na consciência que os caminhos não nos aparecem por acaso. Estão ali por uma necessidade nossa. São roteiros de treinamento e crescimento. As dificuldades e os enigmas fazem parte deste plano. Nada de medos. Confiar em si mesmo e na própria capacidade de decidir na hora certa é muito importante e eficaz. As dúvidas nos enfraquecem e as opiniões alheias muitas vezes nos tiram da trilha correta. É preferível acreditar em si mesmo e arriscar. Em algum lugar iremos chegar e com certeza muito vamos aprender.
Não é por acaso que nossos pés estão embaixo, em contato com o chão, regidos pela cabeça, que fica em cima. Pensar antes de agir, é necessário. Viver sem raciocinar, só pode magoar e ferir muito. O coração é o nosso mediador entre o pensar e o executar. A emoção tempera nossas ações, lhes dá cor e sentido.
No esforço da caminhada, quando até o desânimo nos assaltar, é bom lembrar que as mais belas paisagens são aquelas que enxergamos de cima de uma montanha muito alta! De lá, vemos a realidade de forma mais global, nos desapegamos de pequenos detalhes e por isso, precisamos aprender a subir, a evoluir. O resultado, com certeza, há de compensar o esforço e o tempo que passou...
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 17




Socióloga, terapeuta transpessoal. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |