A TORRE
Atualizado dia 7/3/2007 9:36:44 AM em Autoconhecimentopor Zaida Miranda Rebêlo da Silva
A Torre, também designada como A Torre de Babel, a Torre Fulminada, A Casa de Deus, The Tower, La Maison Dieu, Die Zerstörung, La Torre ou La Casa de Dios, tem como ornamento comum na lâmina do tarot, céu nublado e um raio; torre quebrada no topo; duas pessoas caindo da torre.
Em sua estrutura, a Torre é símbolo da empáfia humana, cujo objetivo é chegar à morada dos deuses. Em seu interior, os degraus em aspiral são o sinal de ascensão espiritual planejada, e as janelas são o símbolo da visão estreita que o homem tem do universo divino. Também expressa os segredos, o poder, a repressão, a religião, a opulência, a vaidade e o orgulho. O céu escuro e nublado representa a desesperança, angústia e sofrimento. O raio, força dominante da natureza sobre o homem, representa a consagração divina ou fúria celestial; ele gera e destrói; ele é vida porque fertiliza o solo para o futuro; morte, porque destrói o solo no presente. Assim, a força superior do raio toca a coroa da torre, destruindo-lhe a forma, simbolizando a ruptura do poder e do status. Os dois seres caindo da torre serão os mesmos do arcano 15? Será a libertação das amarras ou a destruição delas?
Neste arcano não há mais coroas, cetros, roupas suntuosas ou nada que lembre poder e controle. Tudo isso foi absolutamente eliminado. É interessante observar que é a primeira vez que um arcano faz alusão direta a uma obra construída fisicamente (a torre) pelas mãos do homem e não pelas ações pessoais ou status. Também é a primeira vez, nos tarots tradicionais, que aparece algo específico (nuvens e raios) no céu, pois, nos tarots desenhados no século XX, muito dessa significação simbólica primária já se perdeu, ocorrendo o simbolismo do céu antes desse arcano. Simboliza o exato momento em que acordamos para os nossos erros e percebemos que existem outros seres que também têm seus direitos, tanto ou mais do que nós.
Este arcano sugere um rompimento definitivo de algo, em nossa vida, não desejado e muito menos imaginado. A dissolução pode variar desde os projetos pessoais até as situações em movimento e reflete uma mudança radical e insperada dos planos e no meio ambiente e a dissipação dos objetivos. Ele anuncia que não haverá retorno perante os fatos e, muito menos, a realização futura dos desejos. Inevitavelmente é um sofrimento profundo que instala-se com a dor da desilusão, do abandono, da ambição, da rejeição e da perda de poder, do status e de controle. Enfim, é um momento muito cruel sob o ponto de vista de quem o vive; contudo é um ponto de libertação cármica, representando descontinuidade dos planos na visão humana, mas a continuidade da vida na visão espiritual. Como naqueles momentos em que somos abandonados, despedidos, humilhados e não há nenhuma possibilidade de recuperação, perdoamos incondicionalmente e seguimos confiantes numa nova vida.
O simbolismo do arcano 16 se reporta à perda total e irrecuperável das ambições, do ego e do desejo latente; contudo, revela uma nova vida surgindo, um novo ambiente, novos projetos, nos quais se poderá caminhar em paz em novos rumos. Podemos extrair uma reflexão: Perdoar a si mesmo, reconhecendo os próprios erros e comprendendo a vontade divina, é o únco caminho para a paz pessoal numa nova vida.
Taróloga
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 13
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |