A verdade de Deus e a de cada um



Autor Mirtes Cecilia Bogo
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 9/6/2007 5:46:05 AM
“Conhecereis a Verdade e ela vos libertará” (João 8,32)
Esta exortação de Jesus Cristo, escrita por São João, tem perpassado minhas reflexões pessoas e orientado minhas ações.
Quando me deparava com algum fato, eu sempre usava a expressão “Preciso saber a verdade,ver o bicho de frente, depois disto, saber se mato ou se corro”
O engraçado disto, é que temos uma tendência à não refletir sobre nós mesmos, sobre pensar o que pensamos, “Porque penso isto?”; pensar o que falamos, “O que falo é o que eu penso?”, e de ser o que pensamos ou falamos, “Eu sou o que penso e falo?”.
Refletindo sobre isto, percebi que eu sempre buscava a verdade, mas como boa pisciana, eu mergulho nas águas profundas, ou seja, eu corro.
Ouvindo pela enésima vez o evangelho de São João, a exortação “Conhecereis a verdade e ela vos libertará”, passei a me refletir a partir dela, e dia destes “caiu a ficha”. O que me adianta saber a verdade, “ver o bicho de frente”, se eu não consigo mata-lo, “resolver o problema”?. Isto só me causava angustia e frustração por acreditar que eu era incapaz de gerir minha própria vida.
A verdade só se torna libertadora quando a descobrirmos em nós. “Que verdade eu sou?”
Estas reflexões descortinaram verdades e pariram forças que estavam ocultas, que eu jamais acreditei ter.
Passei a tomar decisões de maneira mais efetiva, mais compromissadas e isto está gerando uma paz interior consciente.
A minha tendência natural ainda é de correr, mas a liberdade só é conquistada pautada na verdade.
Acredito que Deus criador de tudo é a verdade única e total, e nós criaturas somos chamados a ser partícipes desta verdade.









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Mirtes Cecilia Bogo Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |