Abandono ou Libertacão? Quando Perder é Ganhar



Autor Paulo Roberto Savaris
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 3/28/2025 8:54:05 PM
O ser humano é, por natureza, um ser social. Relacionamentos moldam nossa jornada, sejam eles afetivos, de amizade, de fé ou mesmo políticos. Mas o que acontece quando aquilo que parecia sólido se desfaz? Quando pessoas se afastam, quando amigos se tornam estranhos, quando a fé vacila ou quando uma derrota eleitoral impõe um novo rumo?
O abandono é frequentemente associado à dor e à rejeição, mas seria ele apenas uma perda ou, por outro lado, uma porta para novas oportunidades?
Como na canção de Julio Iglesias, "Hey, no vayas presumiendo por ahí, diciendo que no puedo estar sin ti..." ("Ei, não saias por aí se gabando, dizendo que eu não posso viver sem ti..."). A verdade é que podemos seguir em frente, e muitas vezes devemos.
Quantas vezes ficamos aprisionados em relações que não nos acrescentam mais nada? Quantos amigos se afastam porque a sintonia se perdeu? Quantas vezes a fé que nos sustentava se abala e, ao invés de entendermos isso como uma crise sem volta, poderíamos enxergar como uma chance de amadurecimento espiritual? E quantos políticos, ao perderem uma eleição, sentem que foram abandonados, quando, na verdade, receberam a oportunidade de refletir e trilhar um novo caminho?
O erro não está em ser deixado para trás, mas em voltar e tentar redimir aqueles que nos abandonaram. Não somos vítimas do abandono; somos seres que ganham a liberdade de recomeçar.
Seguir em frente, sem amargura, é um ato de coragem. As perdas podem ser redenção. O abandono, por mais doloroso que pareça, muitas vezes não é um castigo, mas uma bênção disfarçada. Ao aceitarmos isso, descobrimos que nem sempre quem parte nos tira algo. Às vezes, é a nossa própria alma que se liberta.
Um Sonhador, Caminhando com Francisco: Paulo Roberto Savaris é autor de eBooks na
Amazon e do Blog Caminhando com Francisco, dedicado à educação, à escrita
inspirada na espiritualidade e nos valores de simplicidade e amor ao próximo. https://www.caminhandocomfrancisco.com/









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Paulo Roberto Savaris Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |