Menu
Somos Todos UM - Home

Aditivos Alimentares II - O absurdo que comemos hoje para nos mantermos sempre muito doentes.

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Marcia akahoshi

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 09/03/2013 06:42:23


2) Aromatizante
O que é: são produtos quimicos e também existem naturais e artificiais.
Para que serve: São utilizados para dar sabor aos alimentos
Em quais produtos ele pode ser encontrado em quantidade: Atualmente quase todos os produtos encontrados em prateleiras de supermercado possuem aromatizantes artificiais. O processo de produção de um alimento sempre perde propriedades e geralmente o sabor se perde, desta forma é necessário adicionar aromatizantes em alimentos industrializados. Como exemplo temos bolacha de chocolate, salgadinho de churrasco, batata frita sabor bacon, sorvete de baunilha, suco artificial de abacaxi, etc. Existem empresas de aromas que fabricam essências tanto de alimentos (abacaxi, morango, coco, chocolate, queijo, bacon, pizza, etc) como de perfume (jasmim, amadeirado, rosas, cítrico, etc)

3) Conservante
O que é: são produtos quimicos como sorbato de potássio e benzoato de sódio.
Para que serve: para manter um alimento sem estragar por mais tempo. Como exemplo, temos os pães de forma onde o conservante mantém o alimento sem embolorar por mais tempo.
Em quais produtos ele pode ser encontrado em quantidade: Geralmente os produtos industrializados contem conservantes. Ás vezes a tradição dos hábitos alimentares em nossa sociedade provoca o uso indevido de aditivos. Por exemplo a carne mais vermelha desejada pelas pessoas faz com que os frigoríficos utilizem benzoato de sodio e sorbato de potássio para proporcionar esta cor. O pãozinho francês de volume maior também se colocar bromato que tem efeito cancerígeno.
Geralmente produtos muito requisitados pela sociedade e onde a tecnologia de alimentos pode interferir de forma comercial para produzir um alimento desejado pela sociedade, provoca a ambição de empresários inescrupulosos em se produzir produtos para se lucrar e quase nunca focando o bem estar e a saude do ser humano. Portanto temos este resultado desastroso em alimentos como mussarela, batata, pãozinho francês, leite, açucar branco, farinha de trigo, etc.

4) Emulsificante
O que é: são produtos quimicos cuja molécula possue um radical solúvel em água (hidrosolúvel) e outro solúvel em óleo (liposolúvel). Desta forma estabilizamos uma mistura que normalmente se separaria.
Para que serve: Para manter esta mistura estável.
Em quais produtos ele pode ser encontrado em quantidade: Temos a lecitina que é um emulsificante encontrado no ovo. Produtos como maionese, margarina, sorvete são emulsões estabilizadas por emulsificantes.

5) Estabilizante
O que é: são gomas que aumentam a viscosidade dos produtos como CMC (Carboxi metil celulose), guar, alfaroba, etc
Para que serve: Para manter uma mistura estável.
Em quais produtos ele pode ser encontrado em quantidade: São encontrados em sorvetes, pudins industrializados, iogurte. Quando desenvolvi um produto de frutas para ser vendido para grandes indústrias de sorvete e iogurte, os morangos ficavam na parte superior. Para distribuí-los por toda a embalagem, utilizava-se um estabilizante.

6) Acidulante
O que é: são ácidos que podem ser naturais como os cítricos ou artificiais como o ácido fosfórico que é feito do petróleo, utilizado na coca cola.
Para que serve: para dar sabor mais ácido aos alimentos
Em quais produtos ele pode ser encontrado em quantidade: é encontrado em refrigerantes, vários alimentos industrializados com suco artificial, geléias, etc.

7) Glutamato Monossódico
O que é: é um realçador de sabor, ele dilata as papilas dando uma impressão de "mais gostoso."
Para que serve: Para tornar os alimentos mais gostosos de forma artificial.
No que prejudica a saúde/efeitos colaterais: de todos os aditivos é o mais prejudicial à nossa saude.
Em quais produtos ele pode ser encontrado em quantidade: É encontrado em salgadinhos prontos, batata frita, muito alimentos prontos.

8) Flavorizantes
O que é: junto com o aromatizante proporciona o "cheiro" e o flavorizante proporciona "o gosto" do alimento. São duas coisas totalmente diferentes, mas que andam juntas.
Para que serve: para dar um sabor artificial a um produto "criado" artificialmente.
Em quais produtos ele pode ser encontrado em quantidade: em quase todos os alimentos prontos encontrados em supermercados.
Meu blog: MarciaAkahoshi.blogspot.com.br

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Marcia akahoshi   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa