Menu
Somos Todos UM - Home

Adversidades o amendrontam?

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Antonio Carlos Rodrigues dos Santos

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 1/18/2006 9:54:49 AM


Uma lição para quem acha que a vida está cada vez mais difícil.

Sou um apaixonado por parábolas. Esta é a área em que mais gosto de atuar, que mais gosto de usar em meus cursos e em atendimentos individuais.

Um dia, encontrei nos meus arquivos, uma, de autor desconhecido (como a maioria é; aliás ... incrível como os textos mais lindos de todos os tempos não têm dono conhecido; é do mundo!), que usei em um curso para adolescentes de uma escola particular de Passos, MG, e acredito que vai servir a muita gente.

Curta a história e deixe-a fazer transformações em você, ok?

"Um filho se queixou a seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam tão difíceis para ele. Ele já não sabia mais o que fazer e queria desistir. Estava cansado de lutar e combater. Parecia que, assim que um problema estava resolvido, um outro surgia. Seu pai, um "chef", levou-o até a cozinha. Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Logo as panelas começaram a ferver.

Em uma colocou cenouras, em outra colocou ovos e, na última, pó de café. Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra. O filho deu um suspiro e esperou, impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo.

Cerca de vinte minutos depois apagou as bocas de gás, pescou as cenouras e as colocou em uma tigela. Retirou os ovos e os colocou em outra tigela. Pegou o café com uma concha e o colocou em uma terceira tigela.

Virando-se para ele, perguntou:
- Querido, o que você está vendo?
- Cenouras, ovos e café - o filho respondeu.

Ele o trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras. O filho obedeceu e notou que as cenouras estavam macias. Então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. O filho obedeceu e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura. Finalmente, pediu que tomasse um gole do café. O filho sorriu ao provar seu aroma delicioso.

O filho perguntou, humildemente:
- O que isto significa, pai?

Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade - água fervendo - mas que cada um reagira de maneira diferente. A cenoura entrara forte, firme e inflexível. Mas, depois de ter sido submetida à água fervendo, amolecera e se tornara frágil. Os ovos eram frágeis. Sua casca fina havia protegido o líquido interior. Mas, depois de terem sido colocados na água fervendo, seu interior se tornara mais rijo.
O pó de café, contudo, era incomparável. Depois que fora colocado na água fervente, havia mudado a água.

- Qual deles é você?, perguntou a seu filho. Quando a adversidade bate à sua porta, como você responde? Você é uma cenoura, um ovo ou o pó de café?
"

E você? É como a cenoura que parece forte mas, com a dor e a adversidade, murcha e se torna frágil e perde sua força? Ou será que você é como o ovo, que começa com um coração maleável, mas, depois de alguma morte, falência, divórcio ou demissão, você se torna mais difícil e duro? Sua casca parece a mesma, mas você está mais amargo e obstinado, com o coração e o espírito inflexíveis?

Ou será que você é como o pó de café? Ele muda a água fervente, a coisa que está trazendo a dor, para conseguir o máximo de seu sabor, a 100 graus centígrados. Quanto mais quente estiver a água, mais gostoso se torna o café. Se você é assim, quando as coisas se tornam piores você se torna melhor e faz com que as coisas ao seu redor também se tornem melhores.

Como você lida com a adversidade? É uma cenoura, um ovo ou o café?

Antônio Carlos
Jornalista e instrutor de PNL
Se você quer montar um grupo para cursos em sua cidade entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (35) 9931-0889.
Desenvolve também cursos gratuitos para professores da rede pública ou membros de ONGs sem fins lucrativos. Saiba quais são as condições enviando uma mensagem ou telefonando.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Antonio Carlos Rodrigues dos Santos   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa