Afinal, o que é resignação?



Autor Flávio Bastos
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 2/8/2007 12:22:18 AM
"Cristo ensinou a paciência e a tolerância, mas nunca determinou que seus discípulos estabelecessem acordo com os erros que infelicitam o mundo. Em face dessa decisão, foi à cruz e legou o último testemunho de não-violência, mas também de não acomodação com as trevas que se compraz a maioria das criaturas". (Emmanuel)
Num dia destes, sentado na sacada da minha residência e sorvendo um chimarrão de final de tarde, fiquei a observar um operário de idade avançada que trabalha em uma obra próxima. Senhor da faixa dos 60 anos, cabelo grisalho que deveria estar aposentado e jamais executando uma função de trabalho forçado e extenuante. Mas não, lá estava ele, "el viejo", transportando pedras e marreteando estacas demarcatórias.
Em um determinado momento, olhou para o seu relógio de pulso, recolheu as ferramentas de trabalho, fez a sua higiene pessoal, trocou de roupa, pegou a sua marmita vazia e foi embora. E assim, no mesmo horário, todos os dias ele cumpre este ritual. Aliás, há muitos anos ele deve cumprir este ritual... praticamente uma vida inteira. No entanto, parece-me ser uma pessoa resignada e tranquila em relação ao que faz.
Sobre a resignação, o Evangelho Segundo o Espiritismo, em seu Capítulo V, informa-nos o seguinte: "O resultado da maneira espiritual de encarar a vida é a diminuição de importância das coisas mundanas, a moderação dos desejos humanos, fazendo o homem contentar-se com a sua posição, sem invejar a dos outros, e sentir menos os seus revezes e decepções. Ele adquire, assim, uma calma e uma resignação tão úteis à saúde do corpo como à da alma, enquanto, com a inveja, o ciúme e a ambição, se entrega voluntariamente à loucura, aumentando as misérias e as angústias de sua existência. A calma e a resignação adquiridas na maneira de encarar a vida terrena e a fé no futuro dão ao espírito uma serenidade que é o melhor antídoto contra a insanidade mental".
Às margens do lago Guaíba, próximo de onde resido, existe uma árvore que, seguramente, tem mais de 60 anos. É uma espécie nanica e torta, que por ser atípica, costuma atrair a atenção da gurizada. Era piazote de uns 6 anos e já brincava de subir pelo seu inclinado tronco e saltar na areia da praia. E assim faziam muitas crianças da época como ainda fazem as crianças atuais.
A cada ano que passa, percebe-se que a "nanica" encontra-se cada vez mais inclinada, quase na horizontal. No entanto, a cada primavera, jamais deixa de embelezar com suas cachopas de lindas flores o ambiente a sua volta, atraindo com o seu perfume, abelhas, beija-flores, borboletas... e crianças.
Parece resignada ao presentir que o seu tempo de vida aproxima-se do fim e que passou praticamente uma vida inteira cumprindo o papel que lhe fora designado pela mãe natureza: embelezar a beira do lago e proporcionar o lúdico à criançada. Vive isolada das outras árvores, cercada de areia por todos os lados e deprotegida da ação dos ventos e das tempestades. Mas nem por isso deixa de ser engraçada e, ao mesmo tempo, bela.
Supomos existir uma semelhança muito próxima entre estes dois seres pertencentes à cadeia vital da natureza: "el viejo", o ser humano inteligente, e "nanica", a generosoa árvore representante da botânica. Deixo aos prezados leitores tirarem as suas próprias conclusões...
"Não é o conformismo que se manifesta na resignação, mas a inteligente compreensão de que a vida é um processo em desenvolvimento, dentro do qual o homem tem que se equilibrar. A resignação ou aceitação é ativa e consciente, enquanto o conformismo é passivo e inconsciente". (Herculano Pires)
Psicanalista Clínico de Orientação Reencarnacionista.
flaviobastos









Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |