AGONIA DE UMA ERA



Autor Maria Luiza Silveira Teles
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 2/17/2006 1:18:25 AM
Um mundo velho está agonizando. Um mundo de dor, de sangue, de luta, de orgulho, de fronteiras, de desamor. Ele já nada mais tem a oferecer àqueles que anseiam por paz, justiça, alegria, fraternidade e liberdade.
Ao Homem foi dado todo o instrumental necessário para que criasse, no planeta - nossa amada Gaia - uma vida de paz, beleza e harmonia. Entretanto, o que tem feito através dos séculos? Guerreado, destruído, assassinado, sempre guiado por sua ambição desmedida, seu imenso orgulho e sua tola vaidade. Já teria, decerto, explodido o próprio planeta se não fosse a ação catalizadora de algumas criaturas de boa vontade.
Erich Fromm, um dos grandes psicanalistas de nossa era, fala deste momento histórico como um momento muito grave, quando o “homem se encontra numa encruzilhada na qual um passo mal dado poderá ser o seu último passo”. Já, Luiz Scortecci de Paula, o autor do Projeto Alvorada, pensa que "sem dúvida alguma, estamos vivendo momentos extraordinários. Tempos incríveis que fazem de nós grandes “privilegiados”."
Qual o real sentido de tudo isto? Que tempos são estes? Tempos de mudanças profundas, de um salto quântico, de transmutação e novas ondas vibratórias. Tempos de destruição e construção. É preciso que tenhamos coragem para enterrar velhas crenças que já não têm sentido e nos abrirmos para novas idéias, onde a verdade, muitas vezes, vem misturada com outras menos preciosas. É preciso distinguir o cascalho da pepita de ouro. Todos devemos ser garimpeiros.
Estamos muito cansados, mas a turbulência dos velhos tempos tinha que ser vivida. Foi uma escola preciosa! Entretanto, ainda é comum e maior o número daqueles que não querem se desgrudar de suas velhas verdades e de seus velhos comportamentos. São poucos os que se desvencilharam da carga inútil e são, hoje, verdadeiramente livres. Como também são poucos os que estão encontrando condições de compartilhar seus avanços de compreensão com seus pares.
A conclamação é esta: “Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas hão de ser restabelecidas em seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos. As grandes vozes do Céu ressoam com sons de trombetas e os cânticos dos anjos se lhes associam. Nós vos convidamos, a vós homens, para o divino concerto. Tomai da lira, fazei uníssonas vossas vozes e que, num hino sagrado, elas se estendam e repercutam de um extremo a outro do Universo”.
Não há mais como esperar. Se continuarmos a esperar corremos o risco de assistir, de repente, o nosso lindo sonho de Humanidade esfacelar-se em alguns segundos. É chegado o momento de agir, começando pela nossa transformação interior. É preciso que a revolução seja feita. Mas a revolução da esperança, da fé e do amor. Saiamos em busca de nossos semelhantes, plantando em seus corações a semente do bem para que o homem velho possa ser destruído e o Homem Novo possa, finalmente, nascer. Lembremos, porém, sempre, que a reforma de nosso irmão terá início com a nossa própria reforma interior.
Com a mudança, a vida ganha novas possibilidades antes nem percebidas. E quando tudo ruir à nossa volta estaremos inteiros e serenos, aptos a construir o Novo Mundo. Não abdiquemos, jamais, deste nosso sonho !
Maria Luiza Silveira Teles
Professora universitária, escritora, terapeuta Reiki
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 10




Fui professora de Inglês e, depois, professora universitária de Psicologia e Sociologia. Tenho 29 obras publicadas pelas editoras Vozes, Brasiliense e Parêntese. Hoje, trabalho como professora-visitante por todo o Brasil, sou consultora pedagógica e editorial e faça Reiki nas pessoas necessitadas que me chamam. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |