Menu
Somos Todos UM - Home

AGUENTAR

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Elaine Leal Carvalho

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 06/06/2019 06:24:10


Recentemente ouvi a fala de uma terapeuta, pela qual nutro admiração e respeito por sua didática em explicar a complexidade de determinados assuntos relativos a área de atuação.

Entre tantas coisas que foram ditas, uma, em especial ficou registrada de forma mais marcante em mim, talvez pelo momento que estou vivendo.

Ela enalteceu a importância do “ aguentar “ ,quando passamos por um processo terapêutico e consequentemente as descobertas são dolorosas.

Aguentar, significa suportar, sustentar.

Fazendo uma comparação, por exemplo : se fazemos uma cirurgia para a correção de algo em nós que necessita reparação após o efeito da anestesia, sentimos dores.

Embora sejamos medicados nestas circunstâncias com analgésicos, ainda assim, sentimos desconforto e temos de suportar todos os incômodos até a recuperação total do corpo, que acontece ao longo do período de repouso.

A mesma coisa acontece quando em um processo terapêutico o consultante faz todo um trabalho com auxílio do terapeuta ,e percebe os incômodos das descobertas acerca de si  e da reparação daquilo que emergiu na terapia.

É a fase do aguentar, do suportar.

Fase de sustentar um novo modo de olhar  para si e o entorno.

Aguentar a “ briga interna” da vaidade, orgulho versus a verdade do que realmente é.

Existem situações que só nos cabe, aguentar.

Se aguentamos com dignidade sem lastimar passado, o período necessário, nos libertamos daquilo que nos trouxe angústia, dor emocional e nos tornamos mais serenos em relação às nossas percepções.

No contexto do trabalho terapêutico muitas pessoas desistem na fase do aguentar.

Elas não tem sustentação para aguardar o próximo passo. São apressadas querem pular fases da “ cirurgia “.

Aguentar tem relação também com as consequências das escolhas que fazemos.

Aguentar não é sofrer. Aguentar é esperar o assentamento das coisas.

Ninguém é obrigado a aguentar mais do que suporta.

Cada um de nós, tem condições de avaliar o que pode ou não aguentar se houver confiança de que haverá compensação, ainda que não seja no tempo que desejamos.

Qualquer trabalho terapêutico passa pela fase do aguentar.

O autoconhecimento, para aprofundar-se, necessita das fases do aguentar, de sustentar as descobertas, suportar olhar para as máscaras que usamos para viver em sociedade, para as confissões mais íntimas que fazemos a nós mesmos.

Aguentar também nos faz humanos.

Elaine Carvalho – Terapeuta

CRTH 2485

elainelealcarvalho.com.br


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Elaine Leal Carvalho   
Formação em Constelações Familiares. Curso História do Brasil segundo visão sistêmico-fenomenológica. Formação Avançada em Constelações Familiares e Empresariais abordagem sistêmico-fenomenológica. Curso de Constelações Empresariais. Seminário Leis Básicas dos Relacionamentos Aplicadas aos negócios. Acesse o site: https://elainelealcarvalho.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa