Menu
Somos Todos UM - Home

Ajuda Fraterna

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Guilhermina Batista Cruz

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 5/1/2005 1:27:54 PM


Participei recentemente de um seminário que contou com a presença do médium Divaldo Pereira Franco e cujo tema era “Diretrizes para Uma Vida Feliz”. Fomos presenteados com ensinamentos valiosos sobre a mudança de sintonia dos pensamentos e da importância que a ajuda proporciona na vida das pessoas, podendo fazer a diferença: são gestos simples mas de grandeza sublime para nosso crescimento espiritual. Aprendemos, através de um exemplo, como um importante gesto de atenção e carinho pôde fazer modificações na vida, não somente de uma pessoa, mas de uma comunidade inteira. A história é a seguinte:

Em uma pequena cidade de um país em desenvolvimento, num bairro simples, existia uma escola onde estudavam crianças filhas de pessoas humildes e nela, havia uma menina de uns dez anos de idade, aproximadamente, que sempre ia assistir às aulas, muito suja e maltrapilha. Sua professora ficava triste por vê-la assim, pois era uma menina inteligente e estudiosa, por quem nutria um grande carinho.

Ela tinha vontade de falar para que a menina procurasse andar limpa, mas tinha receio de que ela não entendesse sua preocupação e ficasse magoada. Um dia, pensando numa forma de resolver a situação e fazer com que a menina melhorasse a aparência de “sujeira”, resolveu presenteá-la com um lindo vestido azul que tinha visto na vitrine de uma loja e do qual a criança se encantara.

A menina ficou muito feliz ao receber o presente pois sonhara muito em possuir aquele vestido e saiu exultante da escola, correndo, para mostrar aos pais o presente que ganhara. Quando os pais viram o quanto ela estava feliz com o presente ficaram encantados e, então, perceberam que ela estava muito suja e que necessitava tomar um banho para estrear o vestido.

No dia seguinte, ela vestiu a roupa nova para ir à escola e só então seus pais repararam que seus chinelos estavam muito gastos e que não caíam bem com o seu vestido. Resolveram comprar chinelos novos para que ela calçasse. Fizeram uma trança em seus cabelos, e a menina foi, feliz da vida, assistir às aulas.

Ao chegar lá ficou radiante ao perceber os olhares de admiração que sua nova aparência estava causando em todos e a alegria que isso representava para sua professora. Este fato provocou uma mudança na atitude dos pais em relação a ela, pois já não a deixavam ir para a escola sem tomar banho, procuravam fazer com que ela se mantivesse sempre limpa, para vê-la feliz e admirada por todos.

A mudança na aparência da menina fez com que seus pais fossem notando que precisavam fazer alguns reparos na casa, já que ela apresentava um aspecto de desleixo e, então, resolveram colocar um portão melhor na entrada e plantar flores no jardim. Assim fizeram e, aos poucos, foram fazendo pequenas modificações em cada cômodo e de reparo em reparo conseguiram fazer com que a casa se destacasse entre as outras da rua. Isso foi notado pelos vizinhos que, para não ficarem para trás, resolveram que também reformariam suas casas e assim o fizeram.

Com a mudança nas casas a rua se transformou para melhor e as pessoas que lá viviam sentiram, então, a necessidade de pedir às autoridades melhorias como esgoto e asfalto. As autoridades locais ao notarem que era uma rua com casas agradáveis e onde viviam muitas pessoas que podiam favorecê-los com votos, resolveram atender às reivindicações e fizeram as melhorias solicitadas.

As outras ruas do bairro, seguindo o exemplo, resolveram reformar suas casas e reivindicarem também das autoridades, melhorias para suas ruas. Isso provocou uma mudança gradual no bairro que foi se destacando dentre os outros bairros daquela cidade. O exemplo foi se espalhando, pois as melhorias que um adquiria eram reivindicadas também pelos outros.

Aconteceu, então, uma mudança geral na cidade que foi ficando mais desenvolvida e servindo de exemplo para outras cidades em iguais condições para que melhorassem também a vida das populações que lá viviam. Tudo isso gerou um grande crescimento para aquele país. E foi assim, através de um pequeno gesto de ajuda que esta transformação iniciou-se, com o vestido azul que aquela menina tinha recebido de presente de sua professora.

Isso nos faz entender o valor dos pequenos gestos de ajuda fraterna, simples e sem nenhuma outra intenção, apenas visando o bem do próximo. E muitas vezes nos perguntamos: “Como posso ajudar uma pessoa? Como posso fazer com que ela entenda que pode mudar, que dentro de si carrega tesouros indestrutíveis e que necessita apenas iniciar a caminhada em direção a um rumo melhor para sua vida?”

Todas as transformações que queremos realizar estão guardadas em nosso interior, pois dentro de nosso ser existem as sementes para as mudanças que desejamos empreender. Basta somente que tomemos a iniciativa ou que sejamos encorajados a dar o primeiro passo; um “empurrãozinho” já pode ser o suficiente para iniciarmos essa mudança de sintonia.

Pequenas ajudas podem fazer uma grande diferença na vida das pessoas e começam com atitudes simples, como uma palavra de incentivo e de consolo, um telefonema, um abraço, procurar “ver”e “sentir” o que as atitudes de revolta e indiferença nos querem dizer, pois podem ser máscaras utilizadas pelas pessoas para dizer-nos o quanto estão carentes de afeto, atenção, compreensão, misericórdia, paciência e paz.

Às vezes está doendo por dentro e as pessoas parecem indiferentes por fora mas, à menor demonstração de carinho, amizade e atenção, as barreiras com as quais tanto tempo se protegeram desmoronam e nos surge um ser necessitado de compreensão, para que o ajudemos a encontrar a luz que o norteará em sua busca interior. Muitas pessoas necessitam apenas de serem notadas, de sentirem-se importantes para alguém, de serem valorizadas como ser humano, para que desabrochem o que de bom possuem por dentro e que iniciem uma transformação que as levará a um caminho melhor e mais feliz.

Sejamos semeadores de ações e sentimentos edificantes que beneficiarão a nós mesmos tanto quanto ao próximo. Aquele que já visualiza as verdades eternas faz-se semeador onde quer que esteja, através da ajuda fraterna aos irmãos de caminhada, procurando ver no próximo um irmão com necessidades, anseios e desejos iguais aos seus. Possuímos iguais condições de “abrir nossos caminhos” e de encontrar todas as coisas que nos guiarão a uma vida melhor, plena e feliz.

Esforcemo-nos por entender o irmão intolerante, invejoso, acomodado, maledicente, vaidoso e ignorante: está aprendendo, assim como nós. Embora em outra sintonia poderá modificá-la, quando assim o desejar, com persistência e ajuda fraterna.

Apesar de” matriculados” numa mesma escola estamos situados em faixas vibratórias diversas e aquele que já consegue enxergar um pouco“adiante” precisa abrir caminhos alternativos para a melhoria de todos, principalmente, daqueles que ainda estão presos na ilusão e na materialidade da vida.

Lancemos as sementes da fraternidade e ajudemos ao próximo no que estiver ao nosso alcance e assim estaremos contribuindo para a melhoria geral do mundo onde estamos aprendendo a sermos mais sinceros e espiritualizados.

Paz e luz a todos.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Guilhermina Batista Cruz   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa