Alfabetização Emocional, o resgate do sujeito
Atualizado dia 8/16/2006 7:56:38 PM em Autoconhecimentopor Roberto Possarle
Aprendem que para serem “alguém”, aceitos por todos, devem ser enquadrados nos moldes em que a sociedade está organizada. Esse enquadramento gera desconforto que, muitas vezes, traduz-se em depressão, síndrome do pânico, fobias, enfim, numa série de sofrimentos psíquicos que impossibilitam o diálogo com o sujeito, com ele mesmo. Deprimem por quererem algo que desconhecem, por serem diferentes da maioria, mas que, inseridos numa sociedade de modelos, não conseguem este discernimento e adoecem.
Ao revisitar Freud, Winnicot, Bion, Lacan, até chegar ao nosso dia-a-dia, percebo que precisamos falar a respeito do sujeito que ficou escondido atrás de rótulos como ansioso, deprimido, psicótico, esquizofrênico, etc. e também embotado e anestesiado por medicamentos, sem a desejada cura.
O Programa de Alfabetização Emocional tem por objetivo resgatar esse sujeito, saber qual é o seu nome, seus sonhos e suas realizações, por pequenas que sejam. Proponho também a expansão deste tema dentro das escolas, universidades e organizações da sociedade civil, afim de travar discussões objetivando um olhar mais apurado para este sujeito que foi sufocado em nosso modelo capitalista de organização.
Ouça meu programa pela Rádio Mundial 95.7FM, todas as segundas-feiras às 9h00
Visite nosso Site, clicando no link: www.desintoxicando.com.br
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 15
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |