Alimentação saudável em tempos de quarentena
Atualizado dia 4/30/2020 5:51:31 AM em Autoconhecimentopor Pollyanna Patriota
Neste texto, eu vou explicar o que você não deve e o que você deveria fazer para ter uma alimentação saudável em qualquer época de sua vida, inclusive agora.
O que você NÃO deve fazer:
- estocar alimentos não-perecíveis: além de prejudicar o abastecimento local você estará prejudicando famílias que não dispõem de recursos financeiros para comprar a qualquer hora ( assalariados que só podem fazer compras uma vez ao mês) e também aos profissionais que estão trabalhando em regime de plantão, por exemplo, e que estão indo ao supermercado para comprar a alimentação da semana ou até do dia e não encontram produtos básicos por que algumas pessoas levaram tudo para estocar em casa.
- O desabastecimento pode gerar um aumento no preço dos alimentos. Você já ouviu falar que quando a disputa por um produto aumenta, o preço do produto também aumenta? Então, pare de agir assim.
- Alimentos estocáveis geralmente são enlatados, conservas, os quais são excessivos em sódio, muitas vezes plenos de aditivos alimentares e gorduras não saudáveis. Não existe aí uma boa contribuição para sua saúde.
- Os alimentos ultraprocessados também estão entre estes estocáveis e não fazem nada bem para saúde.
Informe-se mais em:
Alimentos ultraprocessados: como contribuem para as doenças crônicas não transmissíveis
Alimentos processados e ultraprocessados: como contribuem para as doenças crônicas não transmissíveis
O que você DEVERIA fazer:
- Compre apenas o suficiente para você e sua família, claro, diminuindo a frequência que necessita ir ao supermercado pois estará em quarentena/confinamento. Compras para 15 dias serão suficientes.
- Mantenha uma alimentação saudável baseada em alimentos regionais e de época, os quais são mais baratos, mais nutritivos e saborosos.
- Não existem alimentos mágicos que lhe darão super poderes. Inclusive, se este alimento "mágico" vem de outro país, evite-o. Quando uma população passa a consumir alimentos que são tradicionais de outros países, ela abandona sua cultura alimentar e contribui para o desequilíbrio ambiental. Como assim? Os produtores de alimentos, sabendo que há uma nova demanda no mercado, passarão a plantar o que você quer consumir. Eles terão que preparar o solo e adquirir recursos (sementes e outros insumos) para transformar a agricultura e poder vender estes itens que são "mágicos" e muito rentáveis. O complexo ambiental, incluindo insetos, vegetação, solo, será modificado para atender ao novo modismo. Alimentos tradicionais e nutritivos de seu país/região serão menos cultivados para dar espaço a estes novos alimentos.
Que tipo de alimentação é saudável em qualquer tempo?
Uma alimentação ambientalmente sustentável, tendo como base alimentos in natura ou minimamente processados (frutas, verduras, grãos, leguminosas, peixe, frango etc), respeitando a sua cultura alimentar, a tradição de cada povo. Quer saber mais sobre isso?
Leia aqui o Guia Alimentar para a População Brasileira
Aproveitem esta quarentena para manterem-se bem informados(as). Leiam textos baseados em evidências científicas. Reflitam! É hora de mudar.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 19
Conteúdo desenvolvido por: Pollyanna Patriota Nutricionista, Mestre em saúde Materno-infantil, Doutora em Nutrição. Publicou artigos, livros, capítulos de livros. Atua como colunista na área de Nutrição e colabora com alguns sites, Revistas e jornais.Palestrante com experiência Nacional e Internacional. Eventos e/ou Palestras : [email protected] E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |