ALIMENTOS ORGÂNICOS : QUAIS OS BENEFÍCIOS? ONDE ADQUIRI-LOS?
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Pollyanna Patriota
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 7/30/2016 1:20:48 PM
O que é um alimento orgânico ?
Um alimento é denominado orgânico quando possui as seguintes características:
•Alimentos orgânicos não fazem uso de produtos químicos sintéticos, ou geneticamente modificados (transgênicos),ou seja, são cultivados sem a utilização de produtos que coloquem em risco a saúde ambiental e humana.
• Produtos orgânicos industrializados devem ser produzidos sem ingredientes químicos artificiais, como os corantes e aromatizantes,
• Cultivado respeitando os princípios agroecológicos como o manejo adequado do solo, da água, do ar, com respeito à biodiversidade e aos demais recursos naturais.
Importante lembrar que devido a uma contaminação ambiental generalizada no mundo, pelas práticas não sustentáveis que ainda persistem, as práticas de agricultura orgânica não garantem ausência total de resíduos de agrotóxicos. Contudo, é possível aplicar métodos que visem à minimização da contaminação.
De acordo com a Lei Federal no 10.831, de 23 de dezembro de 2003 considera-se sistema orgânico de produção agropecuária todo aquele em que são adotadas técnicas específicas, mediante a otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e o respeito à integridade cultural das comunidades rurais, tendo por objetivo a sustentabilidade ecológica e econômica, a maximização dos benefícios sociais,a minimização da dependência de energia não renovável, empregando, sempre que possível, métodos culturais, biológicos e mecânicos, em contraposição ao uso de materiais sintéticos, a eliminação do uso de organismos geneticamente modificados e radiações ionizantes, em qualquer fase do processo de produção, processamento, armazenamento, distribuição e comercialização, e a proteção do meio ambiente
Quais os benefícios destes alimentos para saúde?
Somente em constituir uma prática que conserva o meio ambiente, eis um excelente benefício para a saúde humana.
As frutas e vegetais ainda são os campeões na demanda dos consumidores de orgânicos e entre os benefícios podemos apontar sua maior durabilidade no armazenamento, quando comparados aos alimentos tradicionais. Os alimentos orgânicos são mais saborosos por preservarem as características originais de cada alimento, pois o cultivo leva em consideração o tempo que cada alimento exige para desenvolver-se adequadamente, ou seja, há um respeito ao ciclo natural do alimento.
Os alimentos orgânicos são representados pelos alimentos próprios da época e são mais ricos em nutrientes, como consequência do seu cultivo respeitar o meio-ambiente. Ao mesmo tempo possuem teor muito reduzido de contaminantes como alumínio,chumbo,mercúrio e ausência de pesticidas.
Onde encontrá-los?
Você pode encontrar uma feira ou mercado de alimentos orgânicos mais próximos de sua casa nos links que disponibilizamos a seguir:
https://www.idec.org.br/pdf/feiras-organicas-brasilia.pdf
html link
Disponibilizamos ainda, o link para acesso a um mapa interativo das Feiras orgânicas: link
Saiba mais:
A tabela abaixo apresenta alimentos com teores elevados de agrotóxicos segundo o Relatório da ANVISA(Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) – Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos – 2011. A Pesquisa avalia amostras de alimentos mais consumidos pelos brasileiros, de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) listando alimentos e seus respectivos percentuais de amostras insatisfatórias: Pepino (91,8%) ,Morango (63,4%),.Pepino (57,4%) ,.Alface (54,2%),Cenoura (49,6%), Abacaxi (32,8%),Beterraba( 32,6%) ,Couve (31,9%), Mamão (30,4%), Tomate (16,3%).
Para compreender mais sobre os riscos do consumo de agrotóxicos acesse o link abaixo: link
Obs: este texto foi escrito com a colaboração de Thiago Uehara.
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Diététicienne, Master of Science en Santé Maternel-infantile , PhD en Nutrition. Elle a été publié articles scientifiques, livres et chapitres de livres. Elle collabore avec certains sites internet, magazines et journaux.Conférencière avec une expérience nationale et internationale. Evénements et/ou Conférences : evidencenutri@gmail. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |