Amor fraternal



Autor Patrícia Calín
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 1/30/2006 6:52:40 PM
O mau uso da palavra amar pela nossa arte, sociedade e mídia, que insistem em relacioná-la tão freqüentemente ao namoro e ao sexo, acaba nos confundindo. No entanto, mesmo antes da era cristã, amar era se relacionar com total igualdade de consideração, sem superioridade ou inferioridade e com tolerância às normais falhas e diferenças dos seres humanos. Se respeitássemos a regra "amar ao próximo", nos tornaríamos cooperadores um do outro ao invés de destruidores um do outro, como tem acontecido tão freqüentemente na nossa sociedade. Precisamos entender melhor o que é amor fraternal para colhermos boa convivência pessoal, familiar e social e, principalmente, espiritual.
É nessa convivência generalizada que, mal administrada, faz-nos cair na baixa auto-estima levando-nos dia-a-dia a nos distanciar do nosso "eu interior", das nossas "forças", "sonhos", objetivos, "lutas" e, principalmente, luz divina, independentemente de crença ou religião.
Reforça-se, em todos nós, a recuperação inicial desse "eu interior", "auto-estima", "amor ao próximo", "fraternidade", "equilíbrio".
Auto-estima é a vivência de nos apropriarmos da vida, de sentirmos a vida, estando de bem com ela; a confiança em nossa capacidade para pensar e enfrentar os desafios da vida; a confiança em nosso direito de ser feliz, a sensação de sermos merecedores, dignos, qualificados, expressar nossas necessidades e desejos e desfrutar os resultados de nossos esforços; a auto-estima é a soma integrada desses dois aspectos.
Auto-eficiência significa confiança no funcionamento de nossa mente, em nossa capacidade de pensar, nos processos por meio dos quais refletimos, escolhemos e decidimos. É a confiança em nossa capacidade de entender os fatos da realidade que estão dentro da nossa esfera de interesses e necessidades. É uma autoconfiança cognitiva.
Texto revisado por Cris
Patricia Calin
Psicoterapêuta Emocional Energética
E-mail : [email protected]
Msn : [email protected]
Skype : patriciacalin
fone : 11 8126.4226
Avaliação: 5 | Votos: 17




Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |