Ampliando a Percepção e Calibrando o Julgamento
Autor Ricardo Keller
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 9/15/2017 11:59:34 AM
Ampliando a Percepção e Calibrando o Julgamento
Todos os dias estamos percebendo o mundo que nos rodeia, as pessoas, seus comportamentos, as circunstâncias e situações, as coisas. E inevitável ou naturalmente estamos fazendo algum tipo de julgamento ou juízo de valor. Portanto também estamos sendo percebidos e julgados pelos outros.
Repare como sempre estamos tentando racionalizar ou definir as coisas para tentarmos entender através do nosso processamento lógico racional. Isso de certa forma, ainda que seja um processo natural para processarmos e entendermos, também acaba limitando a compreensão do todo.
A questão é:
Será que nessee processo nos permitimos ampliar nossa percepção para um compreensão maior e consciente ou estamos pré julgando ou ainda sendo contaminados com um certo pré conceito?
Tanto a percepção como o julgamento dependem de vários fatores ou aspectos, como por exemplo:
- circunstâncias, mindset, modelo mental ou mapa mental que é o nosso modelo de mundo, como percebemos o mundo através das informações que processamos;
- nossos filtros que incluem crenças, valores, princípios, cultura, educação, religião, o momento em si que é influenciado pelo
- estado interno, ou seja, nosso estado psicológico e emocional.
Assim quando falamos em Percepção, que deve preceder ao julgamento, estamos entendendo que se trata de ver além do que apenas uma imagem que fazemos de uma informação, situação ou pessoa. É ver de uma maneira mais ampla, ou seja, o que está por detrás daquilo ou daquele comportamento, enquanto que julgamento é o nosso juízo de valor. Ambos são importantes e podem ampliar nossa consciência e nossa coexistência nos ambientes sociais, familiares, profissionais, portanto como seres humanos. Porém issso depende do quanto nossa mente está aberta ou limitada, e portanto, do quanto nossa consciência está expandida ou contraída.
Tanto a percepção como o julgamento devem andar juntos e se basear em fatos e dados concretos, caso contrário podemos estar supondo ou inferindo sobre alguém ou algo, ou pior, pré julgando ou tendo pré conceito.
O que pode nos ajudar a ampliar nossa percepção e julgar de maneira mais justa e imparcial?
Se é que é possível ser imparcial, devemos levar em conta todos aqueles aspectos e filtros inerentes ao nosso mindset e como processamos as informações pelos nossos sentidos, inclusive nossa intuição e como o outra também o faz e percebe, como responde aos fatos.
Além desse entendimento é muito útil também para ampliar nossa percepção e calibrar nosso julgamento e que por consequência amplia nossa consciência, é levarmos em consideração alguns conceitos e técnicas:
- agir mediante reflexão em vez de reagir instintivamente
- gestão emocional ou inteligência emocional
- compreender o outro e seu quadro de referência ou mindset
- respeitar a diversidade e liberdade de escolha
- se dissociar da situação sendo reflexivo e portanto analisando a situação sob outras perspectivas
- compreender esse processo de modo mais racional ou lógico usando o conceito da escada da inferência .
Pergunte-se: Será que estou reagindo instintiva ou inconscientemente tentando defender ou justificar um ponto de vista ou posicionamento pessoal ou comportamento?
Nesse ponto estamos ampliando nossa consciência por buscar se auto conhecer melhor e compreender o outro, portanto percebendo mais e melhor antes de julgar. Isso gera uma postura mais ecológia, sustentável, que permite uma melhor coexistência, o que inclui respeitar e aceitar as respostas dos outros e a liberdade de escolha, ou seja, como o outro percebe o mesmo mundo em que estavos coexistindo, ainda que não concorde com esse ponto de vista, percepção, resposta ou modelo mental.
Pense, como é possivel convergir diversos modelos mentais advindos de diversas formas de vida, cultura, filosofias, civilizações? Se o Universo é infinito e nos dá infinitas possibilidades de escolha e manifestação, o quão sensato ou inteligente é ter um único modo de pensar? Não seria mais apropriado compreender, aprender e criar maneiras construtivas de interagir buscando ponto em comum?
A história já não nos mostrou o suficiente as consequências de se impor um único modo de pensar, agir e ser?
No próximo artigo vamos abordar os demais conceitos e técnicas que nos ajudarão a ampliar nossa percepção e consciência , calibrar nosso julgamento e melhorar nossa inter relação pessoal permitindo coexistir mais harmoniosamente em meio a diferenças e diversidade.
Ricardo Keller
Consultor de Desenvolvimento Humano
Facilitador, Coach & Terapeuta Holístico
ARQUITETURA do SER
Desenvolvimento Humano
& Organizacional
Cel +55 11 9-4229-8181
Skype: ricardo.kellersc [email protected]
br.linkedin.com/in/ricardokeller/ link
Avaliação: 5 | Votos: 2
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |