Menu
Somos Todos UM - Home

ANOREXIA NERVOSA - PARTE I

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Heloisa Garbuglio

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 1/26/2005 11:12:52 PM


ANOREXIA NERVOSA: A TENTATIVA DE NEGAR A FOME

O que é? Como se manifesta?

A Anorexia Nervosa é um transtorno alimentar caracterizado por se limitar à ingestão de alimentos, devido à obsessão da magreza e um medo mórbido de ganhar peso. Não há uma perda do apetite e sim uma recusa em ganhar peso e se alimentar. A Anorexia interage diretamente com uma área de grande preocupação humana, que é o relacionamento entre nós e nosso corpo e entre nós e o que comemos. As pessoas, na grande maioria mulheres, com esse transtorno têm muito medo de ficarem gordas e este medo geralmente não se torna mais brando pela perda de peso. Na realidade, a preocupação com o ganho ponderal pode aumentar à medida que o peso real diminui.
Os indivíduos que estão anoréxicos apresentam uma imagem corporal distorcida. Muitas vezes acham que têm excesso de peso, embora estejam muito magros, ou, outras vezes, percebem-se magros, mas com certas partes de seu corpo, principalmente o abdômen, coxas e nádegas, “muito gordas”. Raramente um paciente que procura tratamento psicológico se queixa da perda de peso em si. Os pacientes com Anorexia Nervosa utilizam-se de várias técnicas para estimar seu peso. Assim pesam-se várias vezes ao dia, medem o corpo obsessivamente e o espelho passa a ser o “amigo-inimigo”. Para a anoréxica, a perda de peso é recebida como uma conquista fantástica e como um sinal de extrema disciplina. Já o aumento de peso vai significar fracasso e perda do autocontrole. Existem dois tipos de Anorexia Nervosa:
1- Tipo restritivo: o paciente consegue a perda de peso por meio de jejuns, dietas e exercícios excessivos.
2- Tipo Compulsão: pacientes que comem compulsivamente e fazem induções do vômito ou uso de laxantes, diuréticos e enemas.
A idade média para o aparecimento da Anorexia Nervosa é de 17 anos, com algumas variações entre 13 e 18 anos. O aparecimento da doença pode estar associado a algum acontecimento importante na vida do adolescente. A Anorexia Nervosa costuma começar com um emagrecimento acidental, devido a uma doença ou tristeza. Só se torna anorexia se o individuo passa a ficar viciado em perder peso e começar a usar isto para resolver outros problemas. A evolução da doença tem um curso variável. Alguns pacientes apresentam recuperação após episódio isolado, outros vivenciam um curso crônico por alguns anos.
A amenorréia em geral é conseqüência da perda de peso, como também a menarca, muitas vezes, é retardada em conseqüência da doença. Isso ocorre devido aos baixos níveis de estrógenos, que por sua vez, deve-se a uma redução da secreção de FSH (hormônio-folículo-estimulante) e LH (hormônio luteizante). Esses são os aspectos biológicos, que incluem alterações hormonais na fase da puberdade, bem como a dopamina, a serotonina, a noradrenalina e dos peptídeos opióides, ligados à regulação do comportamento alimentar, incluindo aspectos genéticos. O eletroencefalograma pode estar alterado em pessoas com Anorexia Nervosa, mostrando muitas vezes bradicardia sinusal ou outras formas de arritmia.O exame clínico desses pacientes, muitas vezes, apresenta queixas de intestino preso (constipação), dor abdominal, intolerância ao frio, pele seca...

CONTINUA PARTE II
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 20


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Heloisa Garbuglio   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa