Ansiedade: uma fuga da realidade
Atualizado dia 6/25/2019 10:30:42 PM em Autoconhecimentopor Paulo Tavares de Souza
Nenhum psiquiatra irá resolver isso, ele só poderá receitar ansiolíticos, nada mais. Se você quer acabar com a insônia, livrar-se das frustrações, não sofrer com as decepções, é fácil, pare de desejar.
Os desejos são construtores de toda essa ruína que reina em sua experiência. São eles que transformam a sua vida em um inferno, Quanto sofrimento não poderia ser evitado se você aceitasse a realidade? Veja, o próprio Jesus foi compelido a passar por uma experiência difícil. Ele iria sofrer todo tipo de injustiças que culminariam com a sua crucificação, no entanto, em sua conversa com o Pai, o que ele disse? “Afasta de mim esse cálice Pai, mas que seja feita a sua Vontade e não a minha”. Ele sabia que a Vontade do Pai é simplesmente a Vontade Universal e ela não deve ser contestada.
Não podemos lutar contra as experiências impostas pela Vida. Fugir daquilo que a Vida nos impõe através de desejos é simplesmente negar o presente e refugiar-se no futuro, esperando que os nossos sonhos se realizem. O problema é que o futuro não existe e, sem perceber, mergulhamos em uma instância ilusória, onde nos estabelecemos de forma insensata. Não percebemos o tamanho desse equívoco, pois essa atitude provoca uma profunda desconexão com a realidade e só podemos nos realizar vivendo no mundo real, aceitando aquilo que É.
A vida perde força quando você se ausenta do presente. Um certo automatismo toma conta de suas ações e elas perdem completamente a qualidade. Você, simplesmente, deixa de estar presente em suas ações, com isso, essa ações acabam sendo mal processadas e todo o aprendizado é desperdiçado. Lógico, você não estava presente. O trabalho executado não irá apresentar um resultado satisfatório, seja ele qual for, desde de um louça mal lavada até uma cirurgia. É preciso estar presente no presente e não agir, no agora, pensando no amanhã.
A ansiedade é uma atitude de rebeldia, própria daqueles que não se curvam ao aprendizado. Serão alunos que não irão alcançar a graduação desejada, serão reprovados, pois rejeitaram as lições grandiosas da existência.
Querer curar-se dos efeitos nefastos da ansiedade através de terapêuticas esdrúxulas e medicamentosas é inútil. Você terá que dobrar-se aos objetivos da experiência em curso, seja ela qual for, não há atalhos, não há alternativas, é preciso aceitar.
Quando falo de aceitação, pode parecer que estou apenas repetindo um mantra infalível, difundido pelos magos da nova era, mas não é isso. Estou me referindo à Lógica Universal. O você se rende ou irá sofrer. Humildade é isso: rendição.
Aceitar a vida como ela é, as pessoas como elas são, as experiência como se apresentam, não é um ato de conformismo, pelo contrário, é uma demonstração de poder.
Quem falou que você tem o poder de mudar as pessoas ou ajustar o mundo de forma que ele possa atender aos seus anseios? Deixe esse pensamento para aqueles que ainda estão no jardim da infância. Cresça e aprenda com a Vida, ela não é um adversário, pelo contrário, tudo conspira a seu favor, desde que você aceite e volte para realidade.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 1
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |