Aprendendo a lidar com as emoções



Autor Mirtes Carneiro
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 5/23/2010 9:51:02 PM
É muito comum presenciarmos situações onde um adulto omite de uma criança suas reais emoções, sentimentos e pensamentos. Não, filho, não estou chorando, é que caiu um cisco em meu olho. Não, criança, eu não estou triste, estou só pensativa... e assim por diante. Como é que esta criança vai aprender a expressar suas emoções de forma honesta, real, assertiva?
Aprendemos desde cedo que devemos negar nossas emoções (é claro, aquelas que são mais embaraçosas), e colocarmos outra coisa qualquer no lugar. Raras são as experiências onde o adulto expressa suas emoções de forma clara para a criança, de maneira que ela possa entender.
E o adulto, entende as próprias emoções? Se ele as entendesse e as acolhesse, não haveria de arrumar um jeito de explicar para a criança?
Nossas emoções nos apontam necessidades, elas contêm mensagens, e se não prestamos atenção nas emoções, como é que vamos chegar a perceber nossas necessidades?
Assim, começamos a nos distanciar de nossas emoções.
Este distanciamento de nossas emoções acaba por nos distanciar de nós mesmos, afinal, somos também nossas emoções, mas se elas são passíveis de recriminações, eu passo a me recriminar, mesmo que inconscientemente.
Quando será um bom momento para fazermos as pazes com nossas emoções?
Freud estudou o funcionamento psíquico e determinou que a nossa psique busca o prazer e evita o desprazer. Assim, aquilo que é confortável nós preservamos, aquilo que gera desconforto e tensão, arrumamos um jeito de conviver ou não, neste caso, jogamos para o inconsciente.
As nossas emoções são regidas por este mesmo processo. Agradável, aprovado, ok, incluo, mostro, expresso para o mundo. Desagradável: está barrado, não explicito, não mostro, nego, projeto para fora de mim, de modo a não mais perceber aquilo como meu também.
O grande conflito se instala quando percebemos que enquanto estivermos vivos, as emoções estarão presentes, tanto as agradáveis quanto as desagradáveis. Então, para me sentir vivo, preciso delas, mas ao mesmo tempo preciso negar algumas delas....??? Isto gera esforço para controlar aquilo que desaprovamos em nós.
Exibir uma emoção de forma adequada é raro. È preciso que tenhamos, em primeiro lugar, consciência do que estamos sentindo, do que queremos fazer, e destinar a emoção certa para a questão certa e na medida certa. Isto, definitivamente exige autoconhecimento, autoaceitaçao e controle emocional, o que não é fácil de encontrar nos humanos hoje em dia.









Mirtes Carneiro CRP06/111130 Psicóloga e Psicanalista Atendimento on line Tel 11 9 8108-5021 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |