APRENDENDO A PENSAR (parte 1)



Autor Hellen Katiuscia de Sá
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 10/30/2006 1:13:54 PM
A utilização das Artes Cênicas é uma das formas mais divertidas e dinâmicas para ajudar no desenvolvimento do raciocínio e intelectualidade de crianças e jovens. A seguir uma breve orientação que pode ser utilizada em escolas, creches e comunidades. Lembrando que a oficina deve ser realizada em sala ampla e arejada, onde os participantes possam se movimentar livremente pelo espaço e sob orientação de um instrutor interado com o conteúdo. Para maior aprofundamento, sugiro a leitura da bibliografia utilizada para a elaboração desta proposta.
PROPOSTA PARA OFICINA TEATRAL - NÍVEL 01
*Elaborado por: Hellen Katiuscia de Sá
*Revisão geral: Heyder Stephano Moura.
*Público: a partir de 12 anos.
*Número de participantes: 20 pessoas.
PROPOSTA DA OFICINA
Iniciar pessoas no fazer teatral utilizando as Artes Plásticas como método investigativo e dramático para instigar o processo criativo do ator-criador iniciante.
A oficina objetiva-se a trabalhar com Artes Cênicas e Plásticas para dinamizar o autoconhecimento e capacidade de interpretação do ator iniciante.
A proposta é não nos limitarmos somente ao trabalho de corpo, mas também ajudar o iniciante no desenvolvimento do raciocínio e sensibilidade incentivando-o na reflexão frente a realidade das coisas, fator importantíssimo para o exercício das atividades cênicas pelas pessoas que desejam ingressar no universo teatral como ator.
Esse processo também ajuda o indivíduo a desenvolver e/ou fortalecer sua auto-estima, estabelece respeito às diferenças de ritmos e opiniões dentro do grupo, fomentando uma convivência sadia em sociedade, aspecto que pode ser facilmente transportado para o dia-a-dia dos alunos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo 1:
- O que é e como surgiu o Teatro
- Gêneros Teatrais
Módulo 2:
- Jogos de Integração
- Jogos de Percepção
- Jogos de Expressão
- Jogos de Imaginação *utilizando Artes Plásticas.
- Jogos de Interpretação *utilizando Artes Plásticas.
Módulo 3:
Montagem e amostra do resultado final da oficina com apresentação de espetáculo cênico.
*OS JOGOS*
O primeiro passo para que se possa desenvolver a consciência de grupo e por aí criar uma unidade, está nos jogos de relacionamento. O primeiro dia de aula será essencial para que sejam esclarecidos os objetivos de cada aluno na oficina, assim como a oficina e o que é o teatro e, para que este serve. Importante frisar é em nenhum momento o instrutor deve forçar o aluno a fazer o jogo, a participação do mesmo dentro do grupo deve ser de forma espontânea.
JOGOS DE INTEGRAÇÃO: ajudam os alunos a se sentirem parte do grupo e também a confiarem em si mesmos, nos colegas e nos instrutores.
- APRESENTAÇÃO DO NOME COM O CORPO. Neste exercício, o aluno apresenta o seu nome com um movimento corporal, e os demais o imitam posteriormente.
- DANÇA COM PARES. São formados pares aleatoriamente. Os pares dançam a música, e são trocados na medida em que a música é interrompida. E cada um deve dizer ao colega, com quem estará dançando, uma coisa que se gosta e outra que detesta.
- GUIANDO O CEGUINHO. O instrutor forma duplas, em seguida pede que um seja vendado enquanto o outro passeia com o colega. A instrução será que o colega que enxerga guie o ceguinho com toda atenção e cuidado. Após o período estipulado, trocar de lugar.
- DECIFRANDO IMAGENS. Formam-se grupos. Com papel e giz de cera, um integrante de cada grupo desenha numa folha papel, o que o instrutor escreveu. Os demais integrantes do grupo devem decifrar o desenho. Cada aluno participa deste jogo.
- O URSO. Um participante é escolhido para ser o urso. Dá as costas aos outros participantes do grupo – que serão os lenhadores. Estes devem estar trabalhando em mímica. Em um determinado momento o urso deve imitar um som (rugido), todos os lenhadores podem cair no chão ou ficarem em pé congelados, fingindo-se de mortos. O urso se aproximará deles e rugirá, tocará, empurrará os lenhadores, e estes devem permanecer imóveis, caso contrário, tornar-se-ão ursos também. (sensibilidade)
- EXERCÍCIO DO BALÃO. Todos espalhados no espaço começam a brincar, jogar uns para os outros um único balão sem deixá-lo cair no chão. Progressivamente esse número de balões vai aumentando.
- ESQUEMA CORPORAL. Cada integrante recebe um balão e o enche. O instrutor dá o comando para utilizar as partes do corpo para manter o balão sempre no ar.
- O BARBANTE. Todos sentados em circulo vão passando o rolo de barbante um para o outro, até formar um grande emaranhado até todos estiverem ligados um aos outros. (explicação dessa simbologia).
Continua em APRENDENDO A PENSAR (parte 2)









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |