Menu
Somos Todos UM - Home

APRENDENDO A PENSAR (parte 1)

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Hellen Katiuscia de Sá

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 10/30/2006 1:13:54 PM


A utilização das Artes Cênicas é uma das formas mais divertidas e dinâmicas para ajudar no desenvolvimento do raciocínio e intelectualidade de crianças e jovens. A seguir uma breve orientação que pode ser utilizada em escolas, creches e comunidades. Lembrando que a oficina deve ser realizada em sala ampla e arejada, onde os participantes possam se movimentar livremente pelo espaço e sob orientação de um instrutor interado com o conteúdo. Para maior aprofundamento, sugiro a leitura da bibliografia utilizada para a elaboração desta proposta.

PROPOSTA PARA OFICINA TEATRAL - NÍVEL 01
*Elaborado por: Hellen Katiuscia de Sá
*Revisão geral: Heyder Stephano Moura.
*Público: a partir de 12 anos.
*Número de participantes: 20 pessoas.

PROPOSTA DA OFICINA

Iniciar pessoas no fazer teatral utilizando as Artes Plásticas como método investigativo e dramático para instigar o processo criativo do ator-criador iniciante.

A oficina objetiva-se a trabalhar com Artes Cênicas e Plásticas para dinamizar o autoconhecimento e capacidade de interpretação do ator iniciante.

A proposta é não nos limitarmos somente ao trabalho de corpo, mas também ajudar o iniciante no desenvolvimento do raciocínio e sensibilidade incentivando-o na reflexão frente a realidade das coisas, fator importantíssimo para o exercício das atividades cênicas pelas pessoas que desejam ingressar no universo teatral como ator.

Esse processo também ajuda o indivíduo a desenvolver e/ou fortalecer sua auto-estima, estabelece respeito às diferenças de ritmos e opiniões dentro do grupo, fomentando uma convivência sadia em sociedade, aspecto que pode ser facilmente transportado para o dia-a-dia dos alunos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Módulo 1:
- O que é e como surgiu o Teatro
- Gêneros Teatrais

Módulo 2:
- Jogos de Integração
- Jogos de Percepção
- Jogos de Expressão
- Jogos de Imaginação *utilizando Artes Plásticas.
- Jogos de Interpretação *utilizando Artes Plásticas.

Módulo 3:
Montagem e amostra do resultado final da oficina com apresentação de espetáculo cênico.

*OS JOGOS*

O primeiro passo para que se possa desenvolver a consciência de grupo e por aí criar uma unidade, está nos jogos de relacionamento. O primeiro dia de aula será essencial para que sejam esclarecidos os objetivos de cada aluno na oficina, assim como a oficina e o que é o teatro e, para que este serve. Importante frisar é em nenhum momento o instrutor deve forçar o aluno a fazer o jogo, a participação do mesmo dentro do grupo deve ser de forma espontânea.

JOGOS DE INTEGRAÇÃO: ajudam os alunos a se sentirem parte do grupo e também a confiarem em si mesmos, nos colegas e nos instrutores.

- APRESENTAÇÃO DO NOME COM O CORPO. Neste exercício, o aluno apresenta o seu nome com um movimento corporal, e os demais o imitam posteriormente.

- DANÇA COM PARES. São formados pares aleatoriamente. Os pares dançam a música, e são trocados na medida em que a música é interrompida. E cada um deve dizer ao colega, com quem estará dançando, uma coisa que se gosta e outra que detesta.

- GUIANDO O CEGUINHO. O instrutor forma duplas, em seguida pede que um seja vendado enquanto o outro passeia com o colega. A instrução será que o colega que enxerga guie o ceguinho com toda atenção e cuidado. Após o período estipulado, trocar de lugar.

- DECIFRANDO IMAGENS. Formam-se grupos. Com papel e giz de cera, um integrante de cada grupo desenha numa folha papel, o que o instrutor escreveu. Os demais integrantes do grupo devem decifrar o desenho. Cada aluno participa deste jogo.

- O URSO. Um participante é escolhido para ser o urso. Dá as costas aos outros participantes do grupo – que serão os lenhadores. Estes devem estar trabalhando em mímica. Em um determinado momento o urso deve imitar um som (rugido), todos os lenhadores podem cair no chão ou ficarem em pé congelados, fingindo-se de mortos. O urso se aproximará deles e rugirá, tocará, empurrará os lenhadores, e estes devem permanecer imóveis, caso contrário, tornar-se-ão ursos também. (sensibilidade)

- EXERCÍCIO DO BALÃO. Todos espalhados no espaço começam a brincar, jogar uns para os outros um único balão sem deixá-lo cair no chão. Progressivamente esse número de balões vai aumentando.

- ESQUEMA CORPORAL. Cada integrante recebe um balão e o enche. O instrutor dá o comando para utilizar as partes do corpo para manter o balão sempre no ar.

- O BARBANTE. Todos sentados em circulo vão passando o rolo de barbante um para o outro, até formar um grande emaranhado até todos estiverem ligados um aos outros. (explicação dessa simbologia).

Continua em APRENDENDO A PENSAR (parte 2)
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Hellen Katiuscia de Sá   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa