Menu
Somos Todos UM - Home

Aprendizes no amor

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Flávio Bastos

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 5/29/2009 11:45:59 AM


"Se houvesse amor entre os homens, não haveria fronteiras. O amor desenvolve características pessoais, distinguindo e particularizando a criatura. Ao proporcionar-lhe vontade própria e independência, enseja que ela expanda horizontes e dissolva as barreiras onde o padrão e a generalização ergueram paredes". (Hammed)

Se entendessemos o profundo significado do amor, não haveria mais ódio, sofrimento ou doenças, e a vida seria mais leve e intensa de ser vivida. No entanto, o que vivenciamos nesses milênios de existência do homem sobre a face da Terra, foi a experiência do sentimento intenso que sobrepõe à razão, chamado "paixão", ou o sentimento de caráter afetivo e sexual por outra pessoa, chamado "amor".

O que falta-nos aprender é o que estamos experenciando à "conta-gotas" ou a "doses homeopáticas": o sentimento de abrangência universal, isto é, fraternidade ou amor ao próximo.

Estamos ainda na infância do amor! Aprendizes do profundo significado do amor, vivemos o dia a dia de nossas existências tentando entender a própria vida, as causas das doenças, os desequilíbrios, o bem, o mal e a morte...

O que seria de nós se não fosse a alegria e a espontaneidade das crianças, o efeito terapêutico dos mestres do riso e da alegria, como os palhaços, ou do riso e da reflexão de um inigualável Charles Chaplin, ou ainda, do jeito engraçado e ingênuo dos inesquecíveis personagens do Gordo e o Magro?

O que seria da humanidade, se não existessem os poetas, os filosofos, a música, o teatro, o cinema, as artes plásticas e a exuberante natureza embelezada pelas cores do sol e da lua?

A inteligência, associada à "infância" na aprendizagem do amor, é o que nos faz seres humanos em expansão consciencial, ou seja, em lento processo evolutivo do espírito. E a lentidão do processo explica-se pelo desequilíbrio que existe entre a experiência do mal e do bem na história da humanidade...

No entanto, temos à disposição a dádiva da vida que se renova a cada momento e que é um laboratório de aprendizagens onde podemos experimentar novas fórmulas envolvendo essa contagiante energia que ainda não entendemos direito do que se trata, a qual denominamos "bem". Basta para isso, sermos criativos na escola do amor...

Quando Jesus Cristo, ao elevar o seu pensamento ao Alto, disse: "Perdoai-os Senhor, eles não sabem o que fazem", Ele inocentou-nos da nossa ignorância em relação ao fato de termos provocado o seu martírio. E quando o Mestre do amor disse: "Eles não sabem o que fazem...", Ele tratou-nos carinhosamente como crianças na aprendizagem do amor...

Contudo, passados mais de dois milênios da crucificação de Cristo, as "crianças" estão mais crescidas, ingressando na adolescência existencial em que a sede de conhecimento e de aventura, instiga-nos a ir em busca de novos caminhos onde possamos vislumbrar a possibilidade de atingirmos metas de crescimento pessoal e consciencial. E esse é o desafio do Terceiro Milênio: na escola do amor, completarmos o 2° grau, para depois, mais preparados ingressarmos na universidade do amor fraternal e pleno.

E no sentido do cultivo do amor pleno em nossas relações sociais e afetivas, o espírito Hammed, através da psicografia de Francisco Neto, sugere-nos dez dicas importantes. É o que veremos a seguir.

1. Respeitar o valor das diferenças sociais

2. Evitar atitudes de possissividade afetiva

3. Admitir que todos estamos sujeitos ao erro

4. Abandonar a idéia de ser compreendido em tudo

5. Assumir a responsabilidade pelos atos que praticar

6. Não esquecer a própria identidade

7. Jamais querer mudar as pessoas pelos seus pontos de vista

8. Usar sempre a sinceridade como defesa

9. Perceber as suas limitações para poder compreender as dos outros

10. Entender que, em se tratando do amor, todos ainda somos aprendizes

 

Psicanalista Clínico e Interdimensional.

flaviobastos

Dirigente mediúnico espírita

 

 

 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa