Menu
Somos Todos UM - Home

Argiloterapia nas Alterações Vasculares dos Membros Inferiores

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Juliana Fernandes

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 1/7/2011 12:06:52 PM


Argiloterapia nas Alterações Vasculares dos Membros Inferiores

Generalidades sobre os Edemas dos Membros Inferiores

Sabemos que o edema é uma alteração vascular onde ocorre acúmulo anormal de líquidos nos espaços intersticiais dos tecidos.
O edema de membros inferiores pode ser causado por inúmeros fatores como a obstrução venosa e linfática quando se detecta queda da velocidade de circulação sanguínea e linfática alterando a nutrição e oxigenação dos tecidos.
Agrava-se pela posição ereta do corpo por longos períodos provocando sintomas típicos como “pernas pesadas” e cansadas “, dores, câimbras, dormência, desconforto e inchaço nos tornozelos reduzindo a qualidade de vida das pessoas principalmente nos dias de temperatura elevada.
Os edemas tem sérias repercussões estéticas, funcionais e psicossociais para o paciente.
Nos mais jovens as causas de edemas podem ser o calor e hormônios como anticoncepcionais que provocam retenção de líquidos.
Independe do sexo e idade sendo mais comum nas pessoas acima dos 50 anos havendo, porém, maior incidência no sexo feminino.
Um edema prolongado sem tratamento pode levar a fissuras da pele e em situações mais graves dilatar vasos de pequeno calibre e formar pequenas feridas.
Nas varizes e microvarizes que são causas importantes de edemas dos membros inferiores sendo determinadas por fatores hereditários forma-se refluxo venoso devido a deficiência das válvulas que não se fecham perfeitamente. Como ocorre diminuição da resistência das paredes das veias e insuficiência valvular observa-se aumento da quantidade de sangue no interior das veias fazendo com que ocorra dilatação.
Nos linfedemas em decorrência da insuficiente drenagem linfática também instala-se o edema.
Muitos outros fatores podem colaborar com a instalação dos edemas como síndrome nefrótica, insuficiências cardíaca e hepática, gravidez, avitaminoses, etc.
Nos casos em que os edemas são de origem linfática, por seqüela cirúrgica, por excesso de tempo em pé, por gravidez, além de drenagem linfática, a argiloterapia pode ser indicada como recurso terapêutico alternativo.

Argiloterapia

As argilas são rochas extraídas de profundidades do solo ricas em diversos minerais chamados silicatos minimizados com predominância dos silicatos de alumínio hidratados.
Entre os principais tipos de silicatos minimizados estão : Manganês, Potássio, Níquel ,Titânio, Magnésio, Cobre, Zinco, Alumínio, Cálcio, Ferro, Lítio, etc.

As argilas apresentam excelentes efeitos terapêuticos como:
1) ativação da corrente circulatória favorecendo maior nutrição e oxigenação dos tecidos ativando o metabolismo celular e tissular
2) efeito desintoxicante por promover eliminação de produtos tóxicos do organismo vivo uma vez que ao ser aplicada sobre os tecidos cutâneos remove resíduos fornecendo oligoelementos importantes para a pele
3) ação anti-stress por fornecer ao organismo silício, zinco e outros oligoementos anti-radicais livres. O silício é o terceiro elemento traço mais abundante do corpo humano após depois do zinco e do ferro que apresentam excelente efeito anti-stress e favorecer a síntese de colágeno. O zinco auxilia na síntese de tecido cicatricial, combate os radicais livres, auxilia na defesa imunológica. Os oligoelementos ao caírem na corrente circulatória após serem absorvidos pelos poros cutâneos são distribuídos aos diversos tecidos e órgãos suprindo-os nutricionalmente, favorecendo o metabolismo celular e tissular.

A argila cinza é indicada para varizes e microvarizes, contusões, feridas, luxações, trombose, congestão venosa e linfática nornalizando a circulação. A argila cinza composta contendo plantas drenantes e desintoxicantes como Chá Verde, Centella asiática, Ginko biloba, Cavalinha, Funcho, Pau Tenente, Frângula apresenta excelentes resultados na redução dos edemas de membros inferiores promovendo ativação do sistema veno-linfático.
Também a ingestão de chás estimulante e metabólico contendo Damiana e as demais plantas citadas acima como plantas ativadoras da circulação muito auxiliam na redução de edemas dos membros inferiores.



PROFA. JULIANA FERNANDES DE ALMEIDA
Biomédica, Bióloga, Pedagoda, Esteticista, Reikmaster, Terapeuta Holística

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Juliana Fernandes   
Biomédica, Bióloga, Pedagoga, Esteticista, Reikimaster
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa