As comunidades autossustentáveis serão o modelo de um novo sistema social?

As comunidades autossustentáveis serão o modelo de um novo sistema social?
Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Fernanda Luongo

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 30/10/2012 16:54:10


Se aprofundarmos um pouco nosso olhar para as questões que estão fervilhando dentro e fora de nós vamos constatar que existe uma certa insatisfação e inquietude se manifestando aos poucos no âmago. O ser humano acostumado a dançar conforme a música dançou por muito tempo o tango do capitalismo e do egoísmo de forma que agora colhe os frutos de seus passos "errantes". Coloco errantes entre aspas, pois num conceito mais amplo, não existe o certo e o errado.

Tudo se transformou em propriedade privada, inclusive as pessoas. Pessoas passaram a ser cada vez mais tratadas como números, objetos, e não como seres humanos que tem sentimentos. Os sentimentos foram cada vez mais negligenciados em função de uma necessidade imperativa de sobrevivência, e, o coração do ser que um dia se disse humano passou a ser tão gélido como a pele de um anfíbio.

O individualismo acentuou-se em função desse pouco caso com o todo, com o coletivo, com o nós, e ficou tão enraizado na mente humana que a ideia de qualquer união lhe soava como uma espécie de aniquilamento.

O homem com sua voraz vontade de domínio acabou por prejudicar imensamente a natureza, causando graves danos ao equilíbrio natural em todos os níveis. E não foi só a natureza a grande vítima...ele também foi sua própria vítima.

Muitas pessoas, em diferentes momentos de vida, e pelas mais distintas razões, constataram que esse antigo modelo de vida (capitalista/egoísta) não estava de acordo com suas mais altas aspirações, de modo que o declararam como falho, insuficiente e antinatural.

Nada vive à parte de nada. É uma tremenda ilusão pensar numa vida independente. O que realmente existe é uma interdependência. E foi pensando nessa interdependência entre as pessoas, o meio ambiente, e os outros seres vivos que foram formadas as comunidades autossustentáveis.

Numa comunidade não existe o meu nem o seu, existe o nosso! Numa comunidade não se acumula para si mesmo, tudo que se faz é dividido e para todos. Numa comunidade não existe desperdício, tudo é reaproveitado: o lixo, a energia solar, os utensílios, as vestimentas. Tudo que se planta, colhe e come!

Exemplo disso é a comunidade de Findhorn na Escócia, fundada há 50 anos, e que inclusive atraiu brasileiros! (Uma delas é hoje diretora de Relações Internacionais da ecovila).

Outras comunidades foram e estão sendo formadas ao longo do globo terrestre com este mesmo propósito, mas serão elas o modelo de sistema do futuro?


Muitos criticam abusivamente nosso sistema social atual, mas eles próprios não percebem o egoísmo que motiva cada uma de suas ações. Penso que antes de reivindicar uma mudança externa é preciso que aja uma interna.

A mesma diferença entre conhecimento e sabedoria, teoria e prática se aplica aqui. Você imagina, almeja, mas seria capaz de viver nesse modelo? Seria capaz de abrir mão de seu conforto, seu egoísmo, sua possessividade, seus padrões de comportamento antigos e etc?

Percebo que uma insatisfação crescente e ardente que clama por uma transformação se aproxima, mas aonde isso nos conduzirá?

Você acredita na possibilidade de viver em harmonia com nossos semelhantes, respeitando as diferenças, honrando as singularidades, transformando a energia e não a desperdiçando?
Você acredita numa nova humanidade vivendo de forma harmoniosa, cooperativa, responsável e pró-ativa?

Deixo claro que minha intenção com este artigo não é de fornecer uma resposta, nem de apontar o caminho certo, mas de abrir caminhos para respostas possíveis...

A única coisa que tenho certeza é que o antigo sistema está em colapso... E que só se supera um velho paradigma com um novo paradigma.




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Fernanda Luongo   
Musicoterapeuta formada pela FMU (SP), cantora com mais de 20 anos de carreira, e escritora com publicações no Brasil e em Portugal. Atua com musicoterapia clínica, oficinas vocais com enfoque terapêutico e eventos de arte e saúde integrativa. Seu trabalho une arte, ciência e espiritualidade, sempre com a escuta como base do cuidado.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok


Energias para hoje





publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok

 



Obrigado

© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa
  Menu
Somos Todos UM - Home