Menu
Somos Todos UM - Home

As cores e a vida

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Dra. Mirhyam Conde Canto

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 8/11/2005 9:05:36 AM


As cores fazem parte integrante da Natureza e portanto do nosso dia a dia. Cada cor possui um comprimento de onda específico que nos atinge e que atua em nós de várias maneiras. Como são ondas de energia penetram pela nossa aura (campo energético) e produzem efeitos variados nos corpos físico, emocional e mental.

O Sol, astro-rei que nos ilumina, traz vida ao planeta e a todos os seres vivos. Temos pela refração da luz solar o Arco-íris com suas sete cores, transformando o branco puro em sete tonalidades variadas: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Índigo e Violeta.

Desse espectro temos as cores:
Estimulantes: Vermelho, Laranja e Amarelo
Equilibrante: Verde
Calmantes: Azul, Índigo e Violeta

Existem cores que preferimos e outras das quais não gostamos. Isto tem relação com o nosso estado de espírito momentâneo ou mesmo a nossa personalidade. Podemos, então, influenciarmo-nos ou influenciarmos o ambiente através do uso de cores em nossas roupas, da escolha de determinada cor em nosso ambiente de trabalho; podemos também utilizar esse recurso poderoso, doado por Deus, para cuidarmos de nossa saúde, seja ela física ou emocional.

A seguir, as aplicações das cores, suas características e o porque da preferência por cada uma:

Vermelho: é superestimulante, produz desejo, energia, impulso sexual; dá iniciativa, força de vontade; é sensual e estimula a ação. Atua no emocional estimulando o espírito e dando mais energia, concentração e extroversão. Quem a prefere, tem grande magnetismo pessoal; é dinâmico e empreendedor, mas dono de um temperamento instável; lider nato.

Laranja: é estimulante e considerada a cor da alegria, da tolerância, do equilíbrio. Atua no espírito, trazendo otimismo mental, dando sensação de bem-estar, fortalecendo a energia sutil e trazendo equilíbrio. Quem a prefere, é uma pessoa alegre, de bem com a vida, que possui equilíbrio e sabe manter-se equilibrado mesmo nas adversidades.

Amarelo: é a cor do desprendimento, produz relaxamento, brilho, desinibição. Atua no espírito promovendo a liberação de forças negativas e limpando os acúmulos da mente: ansiedade, tensão, complexos, etc.; é revitalizante mental, combate a melancolia e a depressão, estimula o intelecto, traz a concentração. Quem a prefere, gosta de mudanças constantes (como o Sol que está sempre em movimento); é dessa maneira que dá vazão à sua capacidade de transformação e de adaptação.

Verde: é a cor ligada à força de vontade e à determinação, dá autoconfiança, amor-próprio. Atua no espírito acalmando a cólera, a insônia e a tensão nervosa, equilibrando as desordens emocionais e psíquicas, eliminando medos e manias. Quem a prefere tem opinião própria e não se deixa levar por modismos, porisso é conservador; tem grande capacidade de superar situações difíceis.

Azul: é uma cor calmante, cor da serenidade, do afeto, da paz. No espírito estimula a compaixão, a segurança; é unificadora, leva à concentração; combate o egoísmo e favorece a intuição. Quem a prefere sabe o que quer, como quer e de que maneira obter o que deseja. Tem confiança em si e nos outros, é constante e sereno.

Violeta: mescla de vermelho e azul, unifica as propriedades dos dois; promove a integração entre as partes e o todo. Equilibra corpo e mente. Quem a prefere tem uma sensibilidade aguçada; sua busca é pelo sentido espiritual da vida.

Marrom: cor da família, das raízes. Promove a convivência, a tolerância, a paz nos relacionamentos; leva à aceitação das normas sociais; Oferece vitalidade, mas de forma moderada, lentamente. Regula estados alterados físicos e psicológicos. Quem a prefere é apegado à família e aos amigos, não gosta de mudanças bruscas; é disciplinado, organizado e metódico.

Cinza: é a cor da neutralidade, passando a sensação de estabilidade. Favorece o autoconhecimento, ajuda a manter a mente em equilíbrio. Quem a prefere procura equilíbrio e paz; pode estar vivendo algum conflito e busca soluciona-lo; procura isolar-se para fazer uma auto-análise e compreender as coisas.

Preto: é a ausência de cor. Favorece a introspecção, a meditação e o autoconhecimento. Quem a prefere gosta do isolamento; tem seus próprios valores; é introspectivo, calado e melancólico.

Com essas informações conecte-se com a vida, com a natureza. Use as cores a seu favor e seja muito feliz!!!

Com carinho, muita luz e paz,

Mirhyam Canto

Texto revisado por Cris


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Dra. Mirhyam Conde Canto   
Cirurgiã-Dentista, Massoterapeuta, Acupunturista, Mestre em Reiki, Radiestesista, Terapeuta Holística, Oligoterapeuta
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa