AS EMOÇÕES E A POSTURA FÍSICA



Autor Maria Luiza Silveira Teles
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 20/06/2005 18:06:49
Quando nascemos, encontramos um mundo já estruturado com seus padrões de comportamento, suas leis, seus costumes e todo um mapa com placas em que se vê “pode” ou “não pode”, “sim ou não”. Trazemos conosco, guardados em nosso inconsciente coletivo e em nosso espírito, arquétipos, vivências, traumas, emoções, lembranças e até planos feitos no mundo espiritual. Entretanto, ao renascer, em nível de consciência parece que somos uma folha em branco onde vamos escrever a história de nossa vida. Acontece, porém, que esta vida já começou há milênios...
Assim, entre as novas regras, as inseguranças de uma criança indefesa e os conhecimentos e vivências do passado, podemos desenvolver uma série de formas-pensamento, emoções, defesas e comportamentos que vão moldando nosso corpo astral e nossa postura física. O corpo é a expressão da verdade da mente e das emoções.
De acordo com Ida Rolf, uma pessoa com a estrutura corpo-mente saudável, quando fica de pé, ereta, estará com as orelhas diretamente sobre os ombros, os ombros centrados em cima dos quadris, os quadris diretamente em cima dos joelhos e os joelhos em cima dos tornozelos.
Mas, musculatura e respiração vão se transformando com o ato de se encolher, de se retesar, que começa na infância. O medo, o pesar, a raiva induziriam os músculos a dobrarem-se em certas posturas protetoras. Com o tempo, a pessoa passa a enrijecer-se e a respirar superficialmente. Isto vai influenciar, diretamente, na saúde da pessoa , fazê-la perder a espontaneidade, a ligeireza e a leveza.
Nunca me esqueço de um professor de Filosofia que tive na faculdade. Era um frei alemão com uma inteligência e um acervo de conhecimentos que jamais encontrei em outro ser humano. Ele nos dizia que cada pessoa nos faz lembrar um animal. Alguns são como patos, outros como passarinhos e, assim por diante. Comecei a observar as pessoas e vi que ele tinha toda razão. Só não entendia, na época, o motivo para isso.
Hoje, compreendo que as posturas físicas diferentes que as pessoas assumem têm tudo a ver com suas personalidades e emoções mais profundas. No yoga, falamos que existem os “gatos” e os “bonecos”, isto é, as pessoa flexíveis e as rígidas.
Usamos técnicas, como “asanas” do yoga, tipos diferentes de respirações, massagens, rolfing, bioenergética, relaxamentos, do-in, tai-chi-chuan, shiatsu e terapias das mais diversas escolas para, principalmente, liberarmos a energia dos estados emocionais, armazenados na estrutura do corpo.
Até as linhas que vão aparecendo em nosso rosto, no decorrer do tempo, têm relação direta com as emoções predominantes em nossas vidas. Por exemplo, as pessoas amarguradas vão desenvolver linhas acima dos lábios; aquelas que são preocupadas ou sofrem de dores crônicas, um sulco entre as sobrancelhas.
O melhor tratamento de beleza e saúde é mantermos a paz interior, a alegria, o amor e todas as emoções positivas que nos fazem pessoas cheias de vida, de beleza e de graça.
Maria Luiza Silveira Teles
Professora de Psicologia em cursos de pós-graduação, escritora, consultora pedagógica, terapeuta Reiki.
https://marialuizateles.zip.net.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 21




Fui professora de Inglês e, depois, professora universitária de Psicologia e Sociologia. Tenho 29 obras publicadas pelas editoras Vozes, Brasiliense e Parêntese. Hoje, trabalho como professora-visitante por todo o Brasil, sou consultora pedagógica e editorial e faça Reiki nas pessoas necessitadas que me chamam. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |