As Leis Espirituais - Parte 6



Autor Ivan Maia Fernandes
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 12/19/2007 11:59:57 PM
Dando continuidade à nossa série de artigos sobre as Leis Espirituais, abordarei o Princípio do Ritmo: "Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; a ritmo é a compensação." (Caibalion - Hermes Trimegisto).
E de mãos dadas com essa lei está “O Princípio da Polaridade”: "Tudo é duplo, tudo em pólos, tem o seu oposto, seu par contrário, o igual e o diferente são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, só diferem em grau, os extremos se tocam, todas as verdades são meias-verdades, todos os paradoxos podem ser reconciliados...”, afinal o ritmo se manifesta entre dois pólos. Imagine um pêndulo oscilando de uma ponta à outra - direita e esquerda, ou um tambor batendo com intervalo de tempo fixo entre uma batida e outra - som e não som. Já reparou nas suas oscilações de humor? Ora bem humorado, ora mal humorado. O fluxo e refluxo das marés, as ondas nas praias, os períodos de guerra e paz, os ciclos menstruais femininos, as fazes da lua, tudo tem um fluxo e refluxo. A “expiração e inspiração de Brahma” como preconizam os hindus, o movimento inconsciente de encher os pulmões de ar e esvaziá-los em ritmos alternados que variam com a nossa vibração ou estado emocional – movimentos ritmados! E o imenso prazer que vem depois de se livrar de uma dor intensa?
Os hermetistas ensinam que os estados mentais de um homem também estão sujeitos a esta Lei. O homem que sente prazer sutilmente está sujeito a sofrimentos sutis, isto é, se sente poucas dores também sente pouco prazer. Existem temperamentos que permitem um grau muito inferior de prazer, e igualmente um grau inferior de sofrimento, enquanto há outros que permitem um prazer mais intenso, mas também um sofrimento mais intenso. A verdade é que a capacidade para o sofrimento ou gozo é contrabalançada em cada indivíduo.
Trata-se de uma outra faceta do Princípio do Ritmo que é conhecido como a Lei de Compensação. Compensar é contrabalançar, e é o sentido dado pelos hermetistas quando falam que "A medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação". O movimento numa direção determina o movimento na direção oposta, contrabalançando, equilibrando.
Tudo nasce, cresce se desenvolve e morre. E o ciclo se repete. As estações do ano se alternam, dia e noite, calor e frio. A grande roda da ilusão da vida nos remete para cima, onde experimentamos o imenso prazer de estar vivo, as alegrias, as conquistas, as festas, a luz. Em seguida outro movimento nos leva para baixo, as tristezas, a escuridão, o choro, a dor, o sofrimento, o baixo astral. Quando alguém está num profundo processo de tristeza, pode estar certo que uma hora será levada a um profundo estado de alegria. O pêndulo não pára de oscilar. E o ciclo se repete obedecendo às leis da vida.
O que o princípio do ritmo nos ensina é que devemos nos preparar para o movimento contrário. Não tema o movimento. Não se aprisione num dos pólos. Não tema a onda negativa, pegue um “jacaré” ou “surfe de peito” na energia. Como fazê-lo? Recomendo a prática da meditação ou alguma técnica holística que facilite o restabelecimento do equilíbrio, do espiritual ao físico, passando por todos os outros corpos. Sabe qual a grande notícia? O movimento sempre começa pelo lado negativo, nunca ao contrário. Mas, se está num momento bom, não quer dizer que isso logo acabará e virá o pior. O movimento é sempre para nos deixar melhor, para elevar-nos, para a ascensão, para o aprendizado que levará ao crescimento espiritual. Então, o movimento pendular se reduz conforme conseguimos essa expansão de Luz. Tudo é para o nosso bem maior!!









Astrologia Evolutiva Kármica/Espiritualista, Coaching/PNL, Mesa Radiônica, REIKI, Alquimia, Renascimento e Respiração Katz. Consultório em Curitiba-PR - Tel. WhatsApp: (41) 99644-3111 - E-mail: [email protected]. Instagram: #ivan_maia E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |