As plantas mestras da floresta Amazônica - 4ª aula O Raizeiro
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Ramy Shanaytá
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 05/03/2009 00:54:07
Olá
Também sobre o Waraná ou Waranã das etnias Tupi, Guaraná - Paullinia cupana – família botânica Sapindaceae, que é uma trepadeira de caule sulcado, casca escura, a frutificação ocorre em outubro a dezembro e sua propagação é por sementes.
Na quarta aula do Raízeiro vamos seguindo em nossa viagem para o interior da floresta Amazônica para aprender a reconhecer algumas das plantas mestras ensinadas pelos antigos povos de tradição milenar, ou seja, o povo indígena.
A primeira planta é o Cacau – Theobroma cacao L. da família botânica Sterculiaceae, originária da Amazônia – Brasil, é uma árvore de até 6 metros de altura, com folhas grandes e pendentes e flores com coloração branca, amarela e rósea. Veja seu fruto.
Os Tupi reconhecem o guaraná como sagrado. O povo da floresta diz que seus frutos são “os olhos da floresta”, o encantado da visão.
Na reza cosmológica do povo Mawé diz que um menino mitológico foi assassinado por seus tios como castigo após ingerir as castanhas de uma árvore sagrada.
Sua mãe que era uma sábia conhecedora de todas as plantas e de seus usos. Ao encontra-lo morto, enterrou os olhos do filho no solo da floresta e com suas lágrimas regou o chão fazendo brotar do olho direito o Waraná e do olho esquerdo o Waranarana o falso guaraná que não serve como fins medicinais que o verdadeiro traz.
Ainda no percurso de nossa viagem para dentro da floresta vamos ao encontro da Chacrona Psychotria viridis – família botânica Rubiaceae e o cipó Mariri- Banisteriopsis caapi - família botânica Malpighiaceae, existem na sabedoria milenar sete tipos de Mariri, cada um com uma finalidade, os dois mais divulgados são chamados de Caupuri ou Kawpuri e o Tucanaca ou Tukãnakaa.
Agora é assistir ao vídeo.
Bom aprendizado nesta caminhada para dentro dos mistérios que a floresta vai revelando.
Avaliação: 5 | Votos: 8
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Ramy Shanaytá é co-fundador do Instituto KVT (fundado em 1995) e da Instituição Filantrópica e Cultural Templo Ará Tembayê Tayê da tradição Tubakwaassu, Editora KVT e KVT – Desenvolvimento da consciência empresarial, Escritor, conferencista, professor e pesquisador de plantas medicinais. Outro site: http://www.kvt.org.br E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |