As reações alérgicas e as emoções



Autor Maria Isabel de Oliveira
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 15/07/2007 06:42:03
Entre as manifestações alérgicas que expressam nossas irritações internas através da pele, as mais comuns são a urticária, a dermatite de contato e o herpes. A primeira pode ser causada por algum tipo de alimento ou medicamento ou ainda pela exposição da pele a variações bruscas de frio ou calor. A segunda caracteriza-se por uma reação a determinadas substâncias como metais ou plantas. Já o herpes (labial ou genital) é uma infecção virótica que costuma se manifestar no corpo sempre que o organismo apresenta baixa resistência.
O que podem causar: todas provocam coceira. Na urticária, o prurido vem acompanhado de placas vermelhas levemente salientes, podendo causar inchaço no rosto e na boca. A dermatite de contato desencadeia vermelhidão e bolhas. Logo que aparece, o herpes provoca ardor e vermelhidão, depois surgem pequenas bolhas aglomeradas que arrebentam e viram feridas muito doloridas.
Agravantes: se o prurido persistir por mais de quatro horas, procure o dermatologista para evitar maiores complicações. Além de identificar a doença e determinar o tratamento, o médico vai orienta-lo a encontrar os agentes causadores e tomar os cuidados necessários em cada tipo de reação. O herpes é transmissível, através de contato oral ou sexualmente.
Venenos psíquicos: ansiedade, nervosismo, irritação, dificuldade de exprimir o que sente, ódio de si mesmo, culpa, auto-rejeição, necessidade de ficar na defensiva e manter os outros à distância, falta de amor-próprio, repressão dos impulsos agressivos, tensão sexual, dependência afetiva, sentimento de frustração ou perda, melancolia ou depressão.
Vítimas prediletas: o tipo bonzinho, o intolerante, pessoas sugestionáveis ou personalidades soberbas e orgulhosas que tendem a se isolar dos demais (essas últimas costumam desenvolver dermatite de contato).
Emoções que curam: serenidade, otimismo, pureza interior, liberdade, auto-confiança, amor, sociabilidade.
Sugestões florais: A essência floral da Capuchinha ou Capelinha traz muito calor interno àqueles temporariamente em conflitos com escolhas a serem feitas, desgastados por interferência externa, ou invadidos por sentimento de fracasso. Crescem as Capuchinhas pelas margens dos riachos e nos lugares úmidos onde há fraca concorrência por parte de outras plantas. Elas não se misturam, demonstrando sua independência e solidão. As folhas se parecem com um conjunto de antenas parabólicas, captando o menor sinal de luz. A essência floral auxilia o indivíduo a perceber a superioridade dos sentimentos de humildade, modéstia e o valor da verdadeira sabedoria.
A essência floral do Milefólio, conhecida também como Mil em rama revigora o sistema imunológico, cardíaco e neuro-sensorial. A essência trabalha as qualidades de aceitação e adaptabilidade, imprescindíveis à verdadeira libertação interior. A capacidade de sobrevivência da planta em condições adversas reflete sua vitoriosa experiência de adaptabilidade. Nos lugares onde nenhuma outra planta conseguiria sobreviver, ela é capaz de proliferar em abundância.
Advertência: As plantas mencionadas nesta matéria, mesmo quaisquer outras ervas, não devem ser utilizadas sem a orientação de um profissional da área. Embora as essências florais aqui descritas sejam inofensivas, mesmo as plantas comuns podem ser confundidas ou inadequadamente manipuladas.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 46




Maria Isabel de Oliveira tem formação em Cosmobiologia e Naturopatia, especialização em Fitoenergética e pós-graduação em Análise Bioenergética. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |