Menu
Somos Todos UM - Home

Aspectos da Mediunidade

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Guilhermina Batista Cruz

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 7/14/2006 11:32:29 PM


As relações entre os Espíritos e os médiuns são estabelecidas por intermédio dos respectivos perispíritos, e dependem do grau de afinidade existente entre os dois fluídos. Existem fluidos que se combinam facilmente,enquanto outros são antagônicos, e daí é que se conclui que não basta somente ser médium para comunicar-se indistintamente com todos os Espíritos. Há médiuns que só conseguem comunicar-se com determinados Espíritos, enquanto outros só o fazem com categorias específicas de Espíritos; e há também aqueles que somente pela transmissão do pensamento, intuitivamente, estabelecem uma ligação com o mundo espiritual, sem que para isso necessite de demonstrações exteriores, ou seja, de que o Espírito "incorpore" “no médium para que a comunicação se realize.

A grande maioria dos que buscam o desenvolvimento mediúnico apresenta a mediunidade de provas e geralmente não possui uma base segura para dedicar-se ao intercâmbio espiritual; é necessário, preliminarmente, o estudo e o esclarecimento sobre a sua faculdade, pois, sem os conhecimentos elementares sobre o processo das comunicações espirituais, o médium fica inseguro e a mercê de vibrações não salutares.

Leon Denis nos diz que:” Sendo os fluidos o veículo do pensamento, este atua sobre aqueles como o ar nos traz o som. Pode-se,pois, dizer, com verdade, que há ondas nos fluidos e radiações de pensamento que se cruzam sem se confundirem, como há, no ar, ondas e radiações sonoras." Toda partícula da corrente mental, nascida das emoções e desejos recônditos do Espírito se desloca, produzindo irradiações eletromagnéticas, cuja freqüência varia conforme os estados mentais do emissor." (No Invisível).

O que é preciso deixar claro para os que desejam “desenvolver” a mediunidade e que ainda não dispõem de conhecimento de como as comunicações mediúnicas se processam, é que o Espírito comunicante não “entra”no corpo do médium; O que acontece é que o médium cede seu corpo físico, ou seja, seus órgãos físicos, para que, por intermédio deles, os Espíritos possam expressar-se durante as comunicações; mas, ele fica no comando da ação, pois todas as comunicações, passam primeiramente pelo seu perispírito; o pensamento do Espírito desencarnado passa através da mente espiritual do médium, que, ligada à mente “consciente”, exterioriza através da fala, o pensamento dele.

No Livro dos Médiuns, os Espíritos, no item 223, respondendo a pergunta feita por Kardec:“O Espírito, que se comunica por um médium, transmite diretamente seu pensamento, ou este tem por intermediário o Espírito encarnado no médium”? nos esclarecem o seguinte: ”O Espírito do médium é o intérprete, porque está ligado ao corpo que serve para falar e por ser necessária uma cadeia entre vós e os Espíritos que se comunicam, como é preciso um fio elétrico para comunicar à grande distância uma notícia, e, na extremidade do fio, uma pessoa inteligente, que a receba e a transmita.”

A mediunidade pode surgir espontânea, em toda a sua plenitude e, algumas vezes, principalmente pelo desconhecimento e despreparo do médium, pode apresentar alguns “sintomas”, muitas vezes, causados pela afinidade espiritual dele com mentes desencarnadas sofredoras, causando-lhes desconforto, mal-estar, tristeza e choro; o médium fica ansioso e começa a achar que tudo em sua vida está ruim, que nada a fará melhorar. Com o preparo adequado ele fará com que sua faculdade aflore em plenitude, fazendo-a ir por caminhos seguros para o correto intercâmbio espiritual. Com o tempo e o conhecimento, através do estudo, ele vai adquirindo o equilibrio necessário e a compreensão dos fenômenos que ocorrem com ele.

A respeito da mediunidade, Leon Dennis enfatiza: “Nada verdadeiramente importante se adquire sem trabalho. Uma lenta e laboriosa iniciação impõe-se aos que buscam os bens superiores. Como todas as coisas, a formação e o exercício da mediunidade encontram dificuldades bastante vezes já assinaladas; convém insistirmos nisso, a fim de prevenir os médiuns contra as falsas interpretações, contra as causas de erro e de desânimo. "A educação das forças medianímicas é de demorado curso, porquanto, à medida que a sensibilidade se apura, mais se amplia a capacidade de registro e de percepção extra-física"( No Invisível).

Uma coisa importantíssima em relação à mediunidade diz respeito à sintonia vibratória, indispensável para que as comunicações entre encarnados e desencarnados realizem-se da melhor forma possível. Para tanto, o desenvolvimento mediúnico, à medida que permite ao médium desenvolver sua capacidade de concentração e testar sua sintonia ao contato com os espíritos, o fará ter uma maior percepção espiritual, permitindo-lhe uma segurança e um maior discernimento para transmitir as comunicações. Vivemos imersos em um oceano de ondas, originárias de mentes encarnadas e desencarnadas. Essas ondas interagem entre si em razão da afinidade ou sintonia vibratória. Podemos dizer que a sintonia é um fenômeno de ordem física, material, na qual ondas semelhantes em comprimento e freqüência se harmonizam, naturalmente ou intencionalmente, sem que tenhamos a consciência dessa harmonização.

Segundo Kardec, para que um espírito consiga comunicar-se, é necessário haver entre ele e o médium um relacionamento fluídico que não é estabelecido instantaneamente, que requer um maior desenvolvimento da faculdade, pois, é a partir de seu desenvolvimento que o médium adquire, pouco a pouco,a necessária aptidão que o fará entrar mais rapidamente em sintonia com os espíritos.O médium precisa disponibilizar-se para a comunicação,ou seja, é necessário que ele aprenda a atingir, através da concentração, a vibração ideal para o transe mediúnico, entregando-se à passividade e procurando a fusão com o pensamento do espírito comunicante, possibilitando assim, uma maior exteriorização de seu perispírito,e ensejando o aumento de suas vibrações mentais para facilitar a comunicação.

É necessário entendermos que a faculdade mediúnica não se apresenta da mesma forma para todos os médiuns; em alguns, ela desabrocha lentamente, requerendo bastante perseverança de sua parte; já em outros, ela brota quase instantaneamente, e, com o passar do tempo, torna-se cada vez mais perfeita. Mas, não é norma geral, é facultada somente a alguns médiuns, pelo desenvolvimento moral que já conquistaram anteriormente, e apresenta-se como uma espécie de mandato mediúnico. Em todos os casos, há a necessidade do estudo e da reforma íntima para que ele consiga perpetuar esse “dom” precioso, e servir de instrumento eficaz para a espiritualidade superior.

Conforme os amigos espirituais nos esclarecem, a educação da mediunidade ou a educação do médium, abarca tanto o aspecto do conhecimento, como também o do sentimento, passando pela reforma íntima e pela prática de ações de caridade e fraternidade em relação ao próximo. A elevação de sentimentos, a busca pelo melhor, o autoconhecimento e a prática da meditação em prol de objetivos superiores, bem como o estudo e a prática de orar em favor da humanidade, são, de acordo com os mentores espirituais, o início de uma grande renovação e iluminação espiritual no desempenho de suas faculdades, e lhe granjearão méritos e a proteção da Espiritualidade Superior.

Paz e Luz.
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 31


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Guilhermina Batista Cruz   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa