Menu
Somos Todos UM - Home

Astrologia sem signos?

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Nuno Michaels

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 12/31/2007 5:47:41 PM



Alguns amigos e leitores estranham o facto de eu não dar aos "signos do zodíaco" tanto relevo quanto seria de espera. Afinal, escrevo crónicas e artigos, dou consultas, conferências e aulas de Astrologia - e quase nunca falo dos signos das pessoas?!

O motivo é simples. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a Astrologia tem muito pouco a ver com os signos que nos habituámos a ler nos jornais, nas revistas - e até nos livros de alguns astrólogos. Avaliar a Astrologia pelos signos é como provar um cordon bleu congelado, daqueles que se compram no hipermercado, e depois fazer juízos sobre a tradição gastronómica francesa.

O que não quer dizer que os signos não sejam uma parte importante da Astrologia. Eles são filtros através dos quais a energia vital é expressa e vivida. A energia vital é irradiada pelo Sol, centro do nosso sistema e símbolo da consciência humana individualizada. Ser de um signo quer dizer que o processo de auto-consciência se faz através das qualidades arquetípicas que esse signo - chamado de signo solar -, simboliza.

O signo solar é o Santo Graal de cada indivíduo. Não é uma listagem de características inatas, é um dom a descobrir - e cultivar - ao longo da vida. É o símbolo da jornada ao encontro do Self. Ele revela que qualidades nos devemos esforçar por desenvolver conscientemente - e qual é a prenda que espera por nós no final da jornada.

Não satisfazer as necessidades do signo solar é nunca ser capaz de se descobrir como um indivíduo criativo, único e especial. E a vida é a possibilidade de o fazer. É a possibilidade de nos libertarmos de padrões de segurança emocional condicionados pelo hábito (simbolizados pela Lua) e optar conscientemente pelas qualidades do nosso signo solar. E essa dinâmica de luta entre o consciente e o inconsciente, simbolizados pela complementaridade da Lua e do Sol, é a base de qualquer processo de evolução. Evoluir é optar a cada momento pela liberdade, pela criatividade, pelo ainda não-familiar, ainda não-confortável. É uma aventura. É descobrir em nós próprios o poder de nos recriarmos a cada instante. E esse é o poder do Sol.

A Astrologia não é um sistema classificatório dos indivíduos em função da data de nascimento. Os sistemas classificatórios agrupam os indivíduos pelo que têm em comum. A Astrologia faz o contrário: individualiza os seres humanos. Cada um tem o seu percurso, as suas características, as suas necessidades e as estratégias de as satisfazer. Só estuda Astrologia a sério quem tem uma necessidade absoluta de auto-conhecimento, e de compreensão das leis que regem o mundo. Os outros, ficam-se pelo cordon bleu do hipermercado.

Ao compreender o indivíduo na sua totalidade, até ao mais profundo do seu psiquismo, ao mesmo tempo que o religa aos ritmos cósmicos maiores, a Astrologia salva o homem de uma solidão sem sentido, do emparedamento do seu ego separatista. E mais: explica qual o propósito - e o significado - de cada vida: única, individual e potencialmente criativa.


Nuno Michaels
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Nuno Michaels   
Conselheiro Astrológico, Formador, e Life-Coach. A sua abordagem à Astrologia é Esotérica na lente, Psicológica no trabalho com clientes, Existencial nos pressupostos, e Terapêutica na abordagem.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa