Menu
Somos Todos UM - Home

Até que ponto devemos realmente ouvir a opinião dos outros?

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Jane Duarte

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 11/11/2017 4:54:34 PM


Você já deixou de fazer algo porque foi alvo de críticas de pessoas próximas? Você é do tipo de pessoa que se abala emocionalmente com críticas e julgamentos de uma maneira geral? Você consegue separar críticas construtivas de julgamentos?

Ultimamente, tenho refletido bastante sobre as críticas. Com as redes sociais, as pessoas passaram a ter uma coragem absurda de colocar em postagens e comentários aquilo que, pessoalmente, dificilmente ou jamais falariam. Muitas vezes, esse colocar para fora vem acompanhado de agressividade e violência em forma de palavras.

É claro que temos opinião e devemos expô-las. O mundo que vemos é uma projeção e construção da nossa mente, ou seja, esse mundo aparentemente fora também está dentro de nós. Chamamos esse mundo de paisagens mentais. Sendo assim, quando criticamos, julgamos o outro por meio das nossas paisagens mentais, do nosso olhar. Mas... será que todos tem as mesmas paisagens mentais em relação ao mundo? É claro que não. Por isso, é preciso muita empatia pelo outro na hora de colocarmos nossas opiniões ou fazermos uma crítica.

Por outro lado... e quando recebemos a crítica? Como a entendemos? É comum ficarmos abalados, principalmente se essa crítica vier de alguém próximo... por que não ouvir, não é mesmo? Depende!

Você conhece o texto de Sócrates As três peneiras?

Um rapaz procurou Sócrates e disse-lhe que precisava contar-lhe algo sobre alguém.

Sócrates ergueu os olhos do livro que estava lendo e perguntou:

- O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?

- Três peneiras? - indagou o rapaz.

- Sim! A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer me contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido falar, a coisa deve morrer aqui mesmo. Suponhamos que seja verdade. Deve, então, passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai contar é uma coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo? Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?

Arremata Sócrates:

- Se passou pelas três peneiras, conte! Tanto eu, como você e seu irmão iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos, colegas do planeta.

Quando recebemos uma crítica, precisamos avaliar como Sócrates sugere: isso é realmente uma verdade sobre mim? Isso está me ajudando a construir meu caminho? Isso vai me tornar uma pessoa melhor? Se a resposta for sim a tudo, avalie de que forma você pode mudar sua vida ou seu comportamento com a crítica que foi recebida. Se não, ignore, porque não vai valer a pena absorver um julgamento (ou a conhecida crítica destrutiva) que não levará você a lugar nenhum.

Quando nossa autoestima está fortalecida, dificilmente permitimos nos abater com esse tipo de julgamento. Lembre-se, quanto mais forte você está menos importância você dará a opinião dos outros. Leve para a sua vida apenas o que realmente acrescentar!

Somente você sabe o caminho que percorre todos os dias para alcançar seus objetivos. Não desista dos seus sonhos por causa dos outros! Você pode!

Até a próxima!



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Jane Duarte   
IG: @janecds Facebook: coachjaneduarte
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa