Autoconhecimento X Self - Si mesmo
Atualizado dia 7/27/2021 1:30:11 AM em Autoconhecimentopor Tania Paupitz
Em suas orientações relacionadas aos aspectos psicológicos do ser humano, ela é bastante influenciada pelas brilhantes ideias de Carl Gustav Jung.
Joana de Angelis, no livro “Espelhos da Alma”: O SELF – si mesmo, é o Espirito Imortal, regente da totalidade consciente e inconsciente e estaria representando o nosso arquétipo central. Poderíamos comparar o SELF como o regente de uma orquestra sinfônica, representado pelo nosso espirito imortal – o SI, enquanto o EGO que também, faz parte do nosso Self, como o correspondente externo – o nosso "porteiro", permitindo acesso das pessoas ao evento.
Segundo JUNG, o si mesmo, representa o objetivo do homem na sua integralidade, indo ao encontro de sua totalidade e processo de individuação.
O Self vem de dentro para fora e se baseia em escolhas conscientes; quanto maior for o autoconhecimento, do si mesmo, maior é a consciência da vontade.
Assim, vamos ao encontro da AUTOCONSCIÊNCIA, que é a característica logica da consciência, que se define como pré reflexiva, funcionando como uma crítica construtiva de si mesmo.
Uma pessoa que observa seus estados internos, descrevendo para si seus sentimentos, sensações, emoções, promovendo o autoconhecimento.
Uma pessoa autoconsciente, quando acessa um determinado evento, se pergunta: “Qual a minha emoção? Estou irritada, com raiva ? Ou, “Como estou me sentindo”? incomodada, chateada, indignada, magoada, rejeitada?
O caminho para atingirmos o processo de individuação, indo ao encontro de nossa essência divina, usando a famosa frase de Santo Agostinho: “Não é um caminho fácil, mas, é um caminho seguro”.
É um caminho com muitos desafios, encontros e desencontros, acertos e erros, sendo uma tarefa que exige esforço, determinação, disciplina, estudo e muita responsabilidade.
Diante do autoconhecimento, aprendemos que esse fenômeno de conquista para chegarmos à plenitude da nossa essência divina, não cessa nunca, pois terminada uma etapa, outras experiências surgirão, geralmente, mais desafiadoras do que a anterior.
De forma bastante pessoal, penso que somente conseguiremos atingir esse processo de individuação, a busca, o encontro de si mesmo, à medida que nosso porteiro (ego), for liberando passagem para que as experiências vindas do nosso mundo inconsciente, se tornem conscientes.
A busca através do AUTOCONHECIMENTO, poderá ser uma das ferramentas que, irá nos conferir a possibilidade de desvendarmos e interpretarmos, o que parece inconsciente e desconhecido, trazendo à luz da consciência.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 87
Conteúdo desenvolvido por: Tania Paupitz Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 30 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas como Pissarro e Van Gogh. Cursos de Pintura para Pintura em Óleo ou acrílica sobre tela -iniciantes ou não. www.taniapaupitz.com.br wathsapp - 48 999723446 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |