Autoestima e autoimagem
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Patrícia Marques Barros
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 12/10/2023 3:03:51 AM
A autoimagem também faz parte da autoestima, mas o verdadeiro amor próprio é mais do que isso. Quanto à autoimagem, um passo para a auto valorização é libertar-se das avaliações dos outros e das cobranças da sociedade, que é doentia. Afinal, tudo isso não importa. Os padrões de beleza que existem na nossa cultura fazem com que muitas pessoas tenham uma visão distorcida da realidade e de si mesmas. É claro que uma pessoa que não corresponde a estes padrões estéticos pode ser bonita, atraente. Muitas pessoas que não são consideradas "bonitas" pelos padrões sociais e inclusive pessoas com deficiências ou sérios problemas de saúde são felizes no amor. Um exemplo é o escritor e palestrante Nick Vuijicic, que nasceu sem os braços e pernas e casou-se com uma linda mulher, com quem teve quatro filhos. Outro exemplo é Gaellyn Lea, violinista, compositora e ativista pelos direitos das pessoas com deficiência, que é portadora de osteogenesis imperfecta e casou-se com um belo rapaz. Certamente os parceiros destas pessoas os consideram lindos.
Ainda comentando sobre pessoas que não correspondiam aos padrões de beleza e que tinham o seu poder de atração, um exemplo é Jean Paul Sartre, que não era bonito, mas conseguiu conquistar várias lindas mulheres. Edith Piaf também não correspondia aos padrões estéticos da sua época, mas conquistou vários homens, além dos apaixonados fãs. No primeiro caso creio que o intelecto de Jean Paul Sartre era a sua principal arma de sedução. No caso de Edith Piaf, a sensibilidade, a intensidade e o imenso talento da artista certamente eram qualidades que faziam com que os homens se sentissem atraídos por ela. Mas deixando de lado exemplos de pessoas famosas, cada um de nós tem qualidades que o(a) fazem ser especial, único(a). Então devemos saber quais são os nossos pontos fortes e investir nisso!
Por outro lado, pessoas que são consideradas lindas muitas vezes têm relacionamentos conturbados, pois problemas psíquicos levam a relações conflituosas. As vidas amorosas de Marilyn Monroe e Elizabeth Taylor são exemplos disso.
Tudo depende de como determinada pessoa se vê, como se sente e como se mostra ao mundo. A atitude é tudo. Trata-se de ter autoconhecimento e mostrar aos outros quem se é. A aparência pode funcionar como um "cartão de visita", mas o que realmente pode conquistar o amor de alguém é a personalidade. Um exemplo de atitude é uma personagem do seriado Bones, a personagem Caroline Julian, promotora de justiça. A personagem tem alguns quilos a mais e é uma mulher madura, mas é assertiva e passa autoconfiança. O figurino desta personagem é colorido, vibrante. Em um dos episódios ela tem um namorado. Relembrando o filme "A cor púrpura", qual é a diferença entre Miss Celie, a submissa e sofrida dona de casa, e Shug Avery, a vibrante cantora? A atitude, claro! É claro que a postura submissa e a baixa autoestima de Celie no começo da história podem ser explicados pelo histórico da personagem, pela opressão e pelos abusos que ela sofreu. O mais bonito é que no fim da história Celie consegue se reinventar e muda radicalmente de atitude! E a personagem encontra um amor... "Miss Celies blues" é uma das minhas canções favoritas!
Ainda falando sobre atitude, uma pessoa considerada bonita pode se tornar "invisível" se não estiver transmitindo uma boa energia... E uma pessoa que a princípio poderia não chamar a atenção por causa de sua aparência pode ser muito carismática, magnética.
Também quero comentar que sexo não envolve só a aparência física; sexo também é cabeça. Eu me arrisco a dizer que sexo é principalmente cabeça.
Respeitar-se e valorizar-se faz parte da verdadeira autoestima. Todos nós temos valor como seres humanos. E como seres humanos todos nós somos imperfeitos, temos defeitos e qualidades. Um insight poderoso é o seguinte: eu tenho valor, com os meus defeitos e tudo o mais que me faz ser quem sou. Isto leva à seguinte reflexão: ninguém tem o poder de me validar.
Como diría Gisela Rao, autoestima de tijolaço, inabalável! Autoestima nas alturas, pessoal!
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Patrícia Marques Barros Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |