Menu
Somos Todos UM - Home

AYURVEDA - A PRIMEIRA CIÊNCIA DA VIDA

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Michelly Eggert Paschuino

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 6/10/2010 7:18:16 AM


 

Sabe-se que a Ayurveda é um dos pilares da Naturologia, as futuras Naturólogas Margarete Rodrigues Mota e Liana Tael Souza Cantuária, contribuiram com uma visão integral desta ciência.

Boa Leitura!



Ayurveda é um sistema holístico de medicina surgido na Índia e largamente praticado naquele país. A palavra Ayurveda é um termo sânscrito que significa "ciência de vida". Ayu significa "vida" ou "modo diário de vida", e Veda "conhecimento". Foi primeiramente registrada nos Vedas, a mais antiga literatura existente no mundo.  Mais comumente ele é relacionado como um veda acessório do Rigveda ou do Atharva -Veda, mas, segundo o Charaka Samhita, ele é, na verdade, uma corrente de conhecimento que vem de geração a geração, desde a eternidade, paralelamente com a literatura védica. Na Índia, esse sistema de tratamento vem sendo praticado na vida diária por mais de cinco mil anos.

Ayurveda ensina que o homem é um microcosmo, um universo dentro de si mesmo. Filho das forças cósmicas do ambiente externo, o macrocosmo. Sua existência individual é indivisível a partir da manifestação cósmica global. Ayurveda vê saúde e "doença" em termos holísticos, levando em consideração o relacionamento inerente entre o espírito individual  e cósmico, consciência individual e cósmica, energia e matéria.

A definição ayurvédica de saúde foge aos conceitos mecânicos ou meramente técnicos que muitas vezes são encontrados nas ciências materialistas. Segundo o Ayurveda, a saúde é uma combinação de diversos aspectos vitais do ser humano; além do equilíbrio global do organismo físico, ela inclui também harmonia mental, emocional e espiritual. Por isso, diz que uma pessoa sadia é aquela que apresenta equilíbrio dos princípios vitais (doshas) e das enzimas metabólicas e digestivas (agnis), além de um adequado funcionamento dos tecidos (dhatus), dos produtos secundários do metabolismo (catabólitos) e das excretas orgânicas (malas), e que experimenta a felicidade no espírito, nos sentidos e na mente.





Os três doshas, ou humores corporais: Pitta, Kapha e Vatta

A teoria dos três princípios vitais, baseia-se na lei da uniformidade da natureza, por exemplo, as mesmas leis do restante do cosmos se aplicam ao corpo humano. Os três princípios vitais, ou forças vitais, do corpo não são responsáveis somente pelas funções fisiológicas, como também pelas atividades mentais e pelo comportamento humano. Na verdade, existe uma interação entre princípios vitais do corpo e as qualidade mentais (gunas). Portanto, a terapia é determinada considerando-se corpo e menta na sua totalidade, e não pela divisão do corpo em suas partes componentes.

A Ayurveda coloca uma ênfase especial na constituição do indivíduo, que varia de pessoa para pessoa. Portanto, a análise da saúde e o método terapêutico são decididos de acordo com a constituição básica da pessoa. Na verdade, os métodos de cuidados da saúde na Ayurveda são planejados para ajudar a natureza a assumir o seu curso para restaurar o equilíbrio físico e mental. O equilíbrio mental é conseguido através da harmonização das três qualidades da mente - sattva, rajas e tamas. A cura não significa a supressão de uma enfermidade, mas realmente a restauração da harmonia do corpo.

Esta ciência propõe três objetivos principais:  preservar a saúde das pessoas saudáveis e prevenir as doenças; promover e lapidar a saúde das pessoas saudáveis e contribuir para a cura das pessoas enfermas.

A propósito de seus objetivos, o Ayurveda consegue cumpri-los mediante a atuação de seus oito ramos:

- kaya chikitsa (medicina interna);

- bala chikitsa (pediatria);

- graha chikitsa (psiquiatria);

- vurdwanga chikitsa (doenças da cabeça e do pescoço);

- salya chikitsa (cirurgia geral);

- damsta ou agada chikitsa (toxicologia);

- jara chikitsa ou rasayana (a ciência do rejuvenescimento);

- vrusha ou vajeekara chikitsa (a ciência dos afrodisíacos).

Estudando os ensinamentos da Ayurveda, o conhecimento prático da autocura pode ser adquirido por qualquer pessoa. Através do equilíbrio apropriado de todas as energias do corpo, os processos de deterioração física e doença podem ser drasticamente reduzidos. Esse conceito é básico para a ciência Ayurveda: a capacidade de o indíviduo promover a autocura.



Referências:

AYURVEDA SAÚDE E LONGEVIDADE, Danilo Maciel Carneiro, Ed. UFG, 1ª edição

AYURVEDA - A CIÊNCIA DA AUTOCURA, Dr. Vasant Lad, Ed. Ground, 2ª edição

AYURVEDA - A MEDICINA INDIANA QUE PROMOVE A SAÚDE INTEGRAL, Dra. Vinod Verma, Ed. Nova Era, 1ª edição


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Michelly Eggert Paschuino   
Naturóloga e Especialista em Acupuntura. Mestranda em Semiótica Tecnologias da Informação e Educação - UBC. Docente do curso de Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi. Consultora nas áreas de Bem Estar, Qualidade de Vida e Manutenção da Saúde. Dedicação na área de pesquisa científica e aplicação das Terapias Complementares.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa