Ayurveda e os sabores da vida
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Rosemary Rezende
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 3/17/2009 9:44:56 PM
Ayurveda e os sabores da vida
Você é daquele tipo de pessoa que explode por qualquer coisa? Sente muito frio, ou sente calor até no polo norte? Você fica resfriado com freqüência? Quando está sob pressão, você costuma comer muito doce ou prefere coisas salgadas e crocantes? Talvez essas perguntas lhe pareçam estranhas, mas elas fazem muito sentido para alguém que conhece o Sistema Ayurvêdico de Saúde. Através delas, podemos determinar o seu biotipo ou constituição e sugerir alguns procedimentos que vão ajudar a equilibrá-lo física, emocional e energeticamente.
O Sistema Ayurvedico já era usado na Índia por volta de 2000 a. C. Ele é fruto de uma compreensão ampla do homem e sua dinâmica própria em relação ao ambiente em que vive. Partindo da constatação de que os seres humanos são diferentes uns dos outros, o Sistema Ayurvêdico afirma que devemos personalizar a alimentação, os exercícios físicos, os hábitos e cuidados com a saúde e o bem-estar de acordo com as necessidades de cada um. Mais tarde, esse sistema influenciou a medicina tibetana e a chinesa.
Os doshas e os sabores:
O corpo é composto de três doshas: vata, pitta e kapha. Vata é feito de ar e éter. Pitta, de fogo e água; e Kapha, de água e terra. Os doshas são as três forças energéticas fundamentais que representam todos os princípios psicofisiológicos do corpo. Descobrir a composição dos doshas de cada paciente é o intuito central do diagnóstico do médico ayurvédico. É a partir disso que o tratamento será desenvolvido.
Todas as pessoas possuem uma proporção única dos três doshas no corpo, determinada na data do nascimento. A essa proporção imutável, uma espécie de DNA dóshico, dá-se o nome de prakriti. É de acordo com a prakriti que todas as características físicas, psíquicas e espirituais do indivíduo se manifestam. Cada indivíduo pode ter a predominância de um, dois ou até de todos os três doshas no corpo. Isso faz com que cada paciente seja tratado de uma forma única. Afinal, cada pessoa possui uma prakriti exclusivo.
De acordo com rotina, alimentação e até profissão, a constituição dóshica pode se distanciar do equilíbrio da prakriti e adquirir uma configuração instantânea diferente. A ela se dá o nome de vikriti.
No ayurveda, a saúde só é alcançada quando a prakriti, a constituição natural, coincide com vikriti, a configuração instantânea. É o que se chama de equilíbrio.
Vata concentra-se no cólon, nos quadris, coxas, orelhas, ossos e nos órgãos do tato. A sua localização principal é no intestino grosso, onde se acumula, causa doenças e de onde pode ser diretamente expelido do corpo.
Pitta concentra-se no intestino delgado, estômago, suor, glândulas sebáceas, sangue, plasma e no sentido da visão. A sua localização principal é no intestino delgado, onde se acumula, causa doenças e pode ser expelido mais eficazmente.
Kapha concentra-se no peito, garganta, no nariz, na língua, no pâncreas e no tecido gorduroso. A sua localização principal é no estômago, onde se acumula, causa doenças e de onde pode ser mais facilmente expelido.
Muitos dos tratamentos ayurvédicos, têm caráter preventivo, como a prescrição de exercícios físicos que estejam de acordo com os doshas. Outro tratamento importante é a definição de uma dieta que os equilibre. Na medicina ayurvédica, as rasa (sabores) exercem papel significativo na regulação dos doshas. As terapias ayurvédicas incluem ainda yoga, ervas e massagens que são feitas com óleos escolhidos a partir dos doshas.
Todos os sabores são essenciais para um bom funcionamento do organismo e chega para nós, principalmente através da comida. A comida mais sadia pode ser veneno se não se poder digerir e assimilar bem. A digestão começa na boca no momento em que a língua entra em contato com a comida. Os sabores da comida se transmitem diretamente ao cérebro, que identifica o tipo de gordura, proteína ou carboidrato se está digerindo e determina os sucos que deve secretar para uma digestão ótima. Quando o alimento chegar ao intestino, os órgãos digestivos devem estar prontos para recebê-los.
O sabor não desaparece da comida depois da digestão. Cada uma de nossas células tem o sentido do gosto de forma rudimentar. Como cada célula do corpo afeta os sentidos e a mente, os sabores da comida ingerida podem exercer uma influência crítica na nossa consciência e na nossa saúde. O sabor domina sobre todas as demais influências físicas do indivíduo, mesmo sobre os doshas, porque o sabor é a primeira informação recebida pelo sistema digestivo.
Tudo o que se come afeta o organismo de três formas:
1- o efeito que tem um alimento sobre nós antes de começar a digestão é o sabor que nossa língua percebe dele. Este efeito se chama rasa, ou, sabor. Os seis sabores são: doce, amargo, salgado, picante, ácido e adstringente;
2- o segundo efeito que se experimenta durante a digestão é o virya dos alimentos, ou energia, calor, temperatura. A comida quente aumenta a capacidade do corpo de digerir, liberando energia para outras funções metabólicas. A comida fria requer uma quantidade maior de energia para sua digestão. O intestino obtém essa energia do resto do corpo, que conseqüentemente deve reduzir a energia para outras funções;
3- o vipak, o efeito pós-digestivo, é o que ocorre quando os nutrientes no interior dos tecidos foram assimilados profundamente, pela digestão. Os seis sabores são: doce, amargo, salgado, picante, ácido e adstringente
O ácido, o salgado e o picante são sempre quentes.
O doce, o amargo e adstringente sempre são frios.
Às vezes acontece de uma substância ter um sabor que produz calor com uma energia fria. Isto significa que, quando entra no corpo, aumenta a potência digestiva, mas durante a digestão não aumenta pitta. Outras vezes pode acontecer o contrário, uma substância pode ter um sabor refrescante e energia quente, aumentando o fluxo de sucos digestivos durante a digestão
Ao todo, são cinco os sabores considerados: o ácido, picante, salgado, doce e adstringente. Na medicina ayurveda, a pimenta do reino é considerada a rainha das especiarias, pois ela contém todos os cinco sabores e então é um ótimo tônico para a saúde.
Uma coisa importantíssima a se saber quando se fala de sabores e refeições é que não só a comida afeta a digestão, mas também o humor e a situação em que se está quando fazemos nossas refeições.
Sem cuidar das emoções, a alimentação e as ervas não funcionam. As alterações das emoções alteram a percepção do sabor.
As emoções doces - aumentam Kapha e estagnação.
As emoções salgadas - aumentam Kapha e aumentam o peso.
As emoções ácidas - aumentam Pitta e sensação de queimação.
As emoções picantes - nos tornam mais quentes e hiperativos
As emoções amargas - esgotam, reduzem e consomem o corpo, aumentam vata.
As emoções adstringentes - causam constipação e tensão muscular, aumentam vata.
Por isso é tão importante que se façam refeições apropriadas, em ambientes agradáveis, com pessoas a quem se gosta e discutindo somente coisas agradáveis.
Outro fato importantíssimo para medicina oriental, é que nunca deve se comer estando de pé.
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Rosemary Rezende Tecnica Agrícola, Medica Veterinária, Homeopata, Terapeuta Holística. Atualmente trabalhando com Terapia Nexus, massoterapia Indiana, Numerologia Indiana, Florais e Homeopatia E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |