BRASIL E BRAZIL



Autor Ayrton Pereira Amorim
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 12/2/2008 3:14:22 PM
Forçado pelo meu trabalho como montador de máquinas, já viajei muito por esse mundo. Cada viagem trazia em minha bagagem muita experiência e conhecimento do que é o mundo lá fora.
Conhecer uma cultura ou um país requer tempo. Tem muita gente que viaja a turismo, e diz que conhece esse ou aquele país. Discordo. Para conhecer e comentar sobre culturas há necessidade de viver pelo menos um ano no local e misturado ao meio do povo, no nível de povo.
Viajo há mais de 30 anos por aí e cada viagem, dependendo da extensão das máquinas, passo meses, às vezes anos em lugares dos mais variados e remotos. Em minha bagagem, sempre trago boas e más recordações, sendo na maioria das vezes discriminado, pelo meu jeito meio índio, meio caboclo e pela minha origem latina, como brasileiro. Olho-me no espelho, e fico analisando o porquê. Sou um tipo comum de pele morena, tanto posso parecer como um indiano, como posso parecer, um muçulmano originário lá pelas bandas do Marrocos. Sei lá! Essa mistura de “gens” é deveras interessante e por incrível que pareça, tenho netos dos mais variados, inclusive, pasmem, um neto loiro de olhos azuis. Quem disse que um caboclo brasileiro não pode ter “gens” em seu DNA de raças remotas do norte? Pois é! Mas para não fugir do assunto, quero comentar, que cada país tem dois paises em um só. O país local, do povo, e o país do ponto de vista internacional. Por isso chamo o Brasil e o Brazil. O “Brasil” que todos nós conhecemos é o país dos contrastes, o lugar onde acredito que ninguém pode nem siquer dizer que é bom e nem ruim para se viver. De alguns poucos privilegiados e de muitos vivendo em condições precárias, comparados com a Índia pobre. Somos governados diria, politicamente correto e socialmente injusto. Não somos iguais e nem diferentes do que a maioria dos paises pobres ou ricos, exceto culturalmente. Já fomos considerados internacionalmente, subdesenvolvidos, hoje somos considerados emergentes. Aqui está o ponto a que me refiro. Na minha opinião, em terras brasileiras, somos um povo subdesenvolvido e às custas do nosso sacrifício chegamos a ser considerados internacionalmente emergentes, o “Brazil”. Pouco sabem de nós, muitos pensam que o Brazil, cuja capital é Buenos Aires, joga futebol “soccer” muito bem, paraíso das mulheres, praias exuberantes e o carnaval do Rio, o melhor do mundo e é só. Ah, Pelé o maior jogador de todos os tempos. Não há necessidade de citar os fatos, porque todos podem sair por aí e verificar o que todos nós sabemos, que somos um povo que sonha em ser pelo menos emergente. O Brasil das estradas esburacadas, dos impostos, dos pedágios, dos radares traiçoeiros, das injustiças de todo tipo, da corrupção, dos desmatamentos sem controle, da extinção dos animais, da miséria, da fome e sede... Logo vamos ter que pagar até o ar que respiramos. Como podemos escrever Brazil com “Z”?
Teria muitas estórias para contar-lhes e aqui não tenho nem espaço nem o lugar é apropriado para isso. Mas em meu coração reside a esperança de que meus descendentes terão no futuro, um país mais justo. O “Brasil” visto por nós e pelos outros da mesma maneira, ou seja, como se lê em nosso pavilhão, com “Ordem e Progresso”. Pelo menos.
Ayrton.









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Ayrton Pereira Amorim Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |