Menu
Somos Todos UM - Home

BUDISMO TIBETANO/OS DOZE ELOS

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Lucya Vervloet

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 5/20/2009 1:00:02 PM



Em audição a uma palestra do Lama Samten sobre os 12 elos da originação interdependente, percebi o quanto estamos comprometidos com a vida, com a nossa felicidade e com o auxílio aos outros seres. Vivemos todos conectados de uma forma tão sutil que na maioria das vezes nem percebemos o quanto. E mais, temos tanto trabalho a fazer que se não fosse pela chegada das novas ondas de auxílio e de misericórdia cósmica, nem quero pensar... Tão pouco alardear ninguém.

O primeiro elo trata da IGNORÂNCIA interdependente [AVYDIA]. Uma mente de auto-agarramento que motiva a pessoa a criar ações causadoras de renascimento no samsara, na roda da vida. Ela ignora a verdadeira natureza dos fenômenos e se agarra a eles como se fossem inerentemente existentes.

O segundo elo trata de COMPOSIÇÃO interdependente [SANSKARAS] refere-se a uma ação, ou carma que é a causa projetante de renascimento no Samsara. Ela pode ser virtuosa ou não-virtuosa, dependendo da intenção que a acompanha.

O terceiro elo, a CONSCIÊNCIA interdependente [VIJNANA], refere-se a um tipo de específico de consciência, a que recebe a marca da ação de composição interdependente. Esta marca permanece no continuum da consciência (alayavijnana) como uma semente, um potencial até surgir a oportunidade de um novo renascimento.

O quarto elo, denominado NOME e FORMA interdependente [NAMA-RUPA], é constituído pelos cinco agregados da pessoa no momento do nascimento. Renascemos como ser humano quando a consciência ingressa no óvulo fertilizado, no útero de nossa mãe. Nesse momento já possuímos cinco agregados rudimentares – o agregado forma é a forma física do óvulo fertilizado, no entanto os outros agregados, como a sensação, também já estão presentes. Nome, refere-se aos outros quatro agregados.

O Budismo aconselha que podemos viver de forma virtuosa, praticando boas ações no cotidiano. Tudo bem, no entanto, sou sincera em afirmar que ás vezes tudo se torna muito difícil. Penso que um retiro de alguns dias, meses e até mesmo anos seria recomendável para quem tem a oportunidade, o desapego e o merecimento devidos.

Continua...

Namastê

Lucya



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Lucya Vervloet   
Astrologia (básico na Regulus/SP) e autodidata. Participei de workshops de Runas, Tarot místico/terapêutico com Veet Pramad. Estudei Numerologia e quirologia. Iniciei-me na energia Reiki. Estudei 12 meses do Curso de Psicanálise/ES. Com uma visão universalista da vida dediquei-me ao aprendizado de idiomas e culturas estrangeiras.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa