Caminhando para um novo ano



Autor Sarah Maria
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 12/16/2010 6:16:54 PM
"Eu sou eu e minhas circunstâncias"?(Ortega y Gasset)
Viver o momento presente é dizer sim a vida. Somos as nossas circunstâncias sejam elas agradáveis ou não. Se vivenciamos hoje uma situação desagradável ela não será permanente. Existem momentos que nos deparamos com um cansaço perante as situações. No final de ano muita vezes sentimos um descontentamento. Mas é momento de olhar o que construímos, os momentos bons que passamos. Somos construtores da existência, mas com limitações. Não podemos escolher o nosso chefe, mas podemos criar objetivos e colocá-los em prática que irão beneficiar nossa vida profissional.
Para o inconsciente não existe passado, presente ou futuro. A mente nos leva aos sofrimentos e alegrias passadas ou preocupações e expectativas futuras.
É preciso ter resignação frente as circunstâncias da vida. Resignar não é ficar horas recitando mantras ou cair em um conformismo que nos paralisa. É aceitar das pessoas o que elas podem nos dar. A maioria está envolvidas no seu próprio egocêntrismo. É preciso criar vínculos com pessoas que nos aceitem. Isto é amor. Jesus Cristo deixou esta mensagem de amor e resignação. Aceitou-nos como seres humanos, com falhas, fraquezas e medos. O que é fraqueza? É apenas uma proteção do nosso eu. A mídia mostra pessoas fortes, perfeitas. Será uma máscara de proteção? O ser humano vivencia conflitos. E diante das dificuldades amadurecemos, tornamo-nos mais humanos, conseguimos ler a alma humana.
Tudo muda, o universo muda e nós também mudamos. As mudanças muitas vezs são sinônimos de renovação. Torna-se imprescindível quando o contexto atual, não é mais condizentes com nosso modo de ser e sentir.
Um velho Mestre tinha a resposta para tudo que lhe fosse perguntado. Dois jovens queriam enganá-lo. Os rapazes decidiram pegar um pássaro e levá-lo diante do Mestre. Perguntaram se o pássaro que tinha o pássaro que tinha nas mãos estava vivo ou morto. Se o velho dissesse que estava vivo, eles o emagariam para provar que estava errado, se dissesse que estava morto, eles o soltariam.
- O pássaro que temos nas mãos está vivo ou morto?
O sábio olhou para eles e respondeu na verdade está em suas mãos.
O momento presente está em nossas mãos. Não adianta sofrer por antecipação, tentar trazer de volta o passado. O passado não voltará. Muitas vezes as lembranças nos trarão sofrimentos perdas de pessoas queridas, de tristezas, de oportunidades que ficaram e não as teremos de volta. O futuro gera ansiedade. Manter uma atitude positiva, desperta para o ato de viver.
Viva cada dia, cada momento. Aceite as dificuldades como caminho para renovação.









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |