Caminhar
Atualizado dia 6/21/2006 11:20:22 AM em Autoconhecimentopor Regina Helena Klem
Deparo-me com dificuldades deste movimento simples, no meu entender, onde as pessoas paralisam e não se dão conta de que estacionaram no seu processo. Muitas vezes percebo que dar o passo adiante na situação seria apenas dizer não e a pessoa não consegue pois ainda está presa às regras, aos condicionamentos, à família, aos vizinhos, etc.
Tornar-se o observador de si mesmo é o caminho para sair da trava, do que segura no mesmo lugar. Isto significa respeitar aquilo que você quer naquele momento e naquela situação. Entrar nesta questão com clareza e serenidade é o que se espera que façamos com nossas vidas.
Quando somos bebês e estamos aprendendo a ficar de pé e a caminhar encontramos dificuldades para dar o primeiro passo; ele sai de forma irregular e com pouca segurança. Com o exercício e a repetição do movimento ele se fortalece e quando se vê estamos caminhando com naturalidade. Nas situações de dificuldade de nossa vida o procedimento é o mesmo: temos que exercitar a nossa vontade, repeti-la quantas vezes forem necessárias até que se descubra que caminhar é se respeitar para ser respeitado, se ouvir para ser ouvido, se gostar do jeito que você é para ser amado pelo outro. Isso sempre deve ser conseqüência em nossas vidas nunca finalidade. O outro vai te trazer respostas como fruto do seu próprio trabalho interno de observação e respeito ao seu direito. Isso eu entendo como Caminhar.
Travar em algum momento de dificuldade é natural. Permanecer neste estágio por muito tempo é uma forma de contrair-se uma doença; ela vem como um sinal, uma advertência de que precisamos nos transformar.
Torne-se seu próprio observador, procure um lugar só seu, relaxe, ouça as várias vozes que irão surgir à sua volta; não se altere com elas nem as impeça de vir, continue se observando até que se sinta envolvido completamente com a força do seu coração que irá lhe dizer o que fazer. O coração, diferente do que as pessoas confundem com emoção, está relacionado à sabedoria; ele sabe o que é melhor para você, ele vai te dar a direção certa das coisas que você com sua inteligência vai saber quando e onde usar.
Como podemos ver, Caminhar está relacionado com Sentir (coração) e Atuar (mente).
Regina Helena Klem
[email protected]
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 12
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |