Carências



Autor Paulo Salvio Antolini
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 9/4/2011 6:01:08 PM
Carências.
Carência significa: Falta do preciso; necessidade; provação. E quando nos referimos as carências psicológicas e emocionais entramos em um campo vasto de pesquisas e inferências. Pesquisas para descobri-las e inferências porque, em boa parte das vezes, as pessoas chegam às conclusões por dedução e não por fatos.
Muitos falam da carência como se ela fosse algo superficial e pudesse ser administrada pela simples percepção. "Estou carente de afeto". De verdade, esta afirmação tem muito mais a ver com a expressão da falta de alguém, de um parceiro ou parceira do que a identificação da carência afetiva que atua em nosso comportamento e de forma camuflada, ou seja, inconscientemente.
A carência não é gerada pela falta de "qualquer coisa", mas pela falta de sentimentos essenciais, necessidades não atendidas no momento e da forma adequada, deixando lacunas que, não identificadas, desencadeiam reações e comportamentos que muitas vezes nem a própria pessoa entende. Mas grande parte das pessoas sequer admite que possam estar ocorrendo influências desse tipo em seu comportamento.
Isso não ocorre apenas nas relações afetivas, mas também nas profissionais. Excelentes e competentes executivos deixam de obter melhores resultados por não saber enxergar aqueles que estão consigo. Todos percebem que há condições para se ir além, mas a conduta do líder, infelizmente, impede. Ele ainda prega a todos a falta de colaboração e compromisso dos demais. Eles também não têm mais o que fazer ou tentar.
Todos temos carências, não há como escapar. Há, sim, a compreensão, a aceitação e a humildade de reconhecê-las e aí sim, saber lidar com elas de forma a que não interfiram em nossas condutas, nossas relações afetivas ou profissionais, sociais, enfim, onde estivermos nos inter-relacionando.
Vícios, de todos os tipos, têm muito a ver com as carências. Inclusive e, principalmente, um vício muito pouco abordado, que é o ligado ao sexo, do qual estaremos falando futuramente.
Tudo o que se refere ao comportamento humano, passa pela auto-imagem e auto-estima. Se necessidades significativas não são atendidas ou sentidas como atendidas, elas estarão gerando comportamentos que buscam a compensação, como se fosse possível preencher citada lacuna através dela (da compensação). A auto-afirmação torna-se um mecanismo que, por não existir naturalmente, passa a ser imposta pela pessoa através da cobrança aos demais daquilo que se considera importante e que deva ocorrer para sentir-se firme e "bem". "Bem" entre aspas, pois nunca será suficiente e sempre se farão repetir e cada vez mais estas cobranças e exigências.
Parar para refletir sobre o que se está cobrando, exigindo do outro, é um dos caminhos para identificarmos do que estamos sentindo falta. Qual nossa real necessidade, por que estamos passando provações. Pode doer a resposta, porém nos levará a uma conduta mais natural e nos propiciará um relacionamento mais saudável, mais satisfatório, mais feliz. Sem a carência interferindo, passamos a identificar inúmeros gestos de amor, carinho e consideração por nós. Pensem nisso.









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |