CIÚME




Autor Pizzuto Consultoria Pessoal
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 11/12/2011 12:55:24 AM
Quem na vida não sentiu ciúme? Querer algo ou alguém só para si.
Não querer dividir nada ou ninguém. É comum ser pego por um sentimento que causa inquietação e o desejo de ser o único e alvo exclusivo da atenção do outro.
A princípio a manifestação do ciúme pode ser em decorrência da falta de reciprocidade de um dos parceiros, o déficit na relação é uma violação de um acordo mutuo entre duas pessoas, que deixa uma das partes sem um tratamento justo. O ciúme esta relacionado com o sofrimento do amor não correspondido. Mas o ciúme nem sempre é o resultado de uma atração mútua.Muitas relações se estabelecem pelo desejo de dominar os movimentos do outro, do sentimento de posse que não se importa com a realidade e nem com as condições emocionais do outro, tão pouco com sua liberdade e o seu direito às próprias escolhas. Não esta ligada ao afeto, mas
sim a necessidade de manter o controle sobre o outro. Simplesmente não se quer ou se é incapaz de aceitar a perda do controle.
O medo da perda gera insegurança e o ciúme passa a ser cada vez maior, trazendo sofrimento para ambas as partes, chegando a criar fantasias monstruosas onde a traição, muitas vezes, imaginária ganha espaço.
E muitos tiveram suas vidas ceifadas, vítimas de ciúmes, cujo comportamento indica uma patologia, por exemplo Orfeu, uma trágica história.
A dor do amor não correspondida é confundida com oque se sente, quando não se é capaz de controlar o outro, o sentimento é similar, mas eles são diferentes. Essa diferença reside no Amor mútuo entre duas pessoas.
Enquanto você se ocupa de controlar a vida do outro abandona a sua própria existência, perde sua luz, portanto sem força para lidar com suas experiências e sem consciência de seus verdadeiros sentimentos, do desejo de estar com alguém especial, da necessidade de estabelecer vínculos.
A cura do ciúme esta ligada ao desapego, libertar-se de uma dominação. Abandonar o controle é uma oportunidade para redescobrir o Amor.
Abraço
Silvia Pizzuto









Psic.Silvia Pizzuto Consultora Pessoal e Organizacional www.facebook.com E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |