Ciúme, cobiça, inveja... Como se proteger?



Autor Berenice de Lara
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 21/08/2011 08:08:09
Quando me deparo com pessoas fazendo gratuitamente comentários maldosos a respeito de outras, penso imediatamente no conto de fadas "A Gata Borralheira" (Cinderela), porque ali identifico a inveja, esse sentimento tão destrutivo.
Todas as emoções que fogem a um seguro controle de nossa parte podem ser prejudiciais, mas algumas são corrosivas e não medem conseqüências.
A pessoa ciumenta quer o objeto de seu amor apenas para si. Na cobiça, a pessoa quer o que é do outro. Mas na inveja, para que se sinta plenamente satisfeita, a pessoa quer que o outro não tenha o que ela tem. Não basta ter algo igual ou semelhante. O outro não pode ter e esta é a grande diferença no grau de prejuízo que a inveja causa.
Quando eu era adolescente, fiz parte de um grupo de amigos que adotou um lema muito sadio: era proibido falar mal dos outros, fossem eles do nosso ou de outro grupo. Analisando agora, uma atitude desta demonstra uma maturidade de espírito que estava à frente de seu tempo. Ou talvez nos sentíssemos todos tão vulneráveis, que esta era uma forma de nos defender também, olhando sob uma perspectiva menos generosa.
Não importa a razão, o fato é que posturas dessa ordem fazem muita diferença e hoje ainda, em terapia, sugiro que os adolescentes pensem nessa direção.
No conto de fadas, Cinderela é a vítima da inveja das irmãs por ser muito bonita - e por estar em minoria, pois era a única filha do primeiro casamento do pai, acaba se sujeitando ao comportamento abusivo das outras. Ou por querer amor a qualquer preço, mesmo que à custa da submissão...
Esta história é antiga e se repete vezes sem conta ao nosso redor, infelizmente. Nas famílias, nos grupos de amigos, entre colegas de trabalho. O local de trabalho é um palco onde encenamos nossas dificuldades - e claro, nossas melhores habilidades também - na busca inconsciente da resolução de conflitos.
Na vida real, vemos constantemente ataques de ordem pessoal ou profissional, por comentários cuja origem maldosa é simplesmente a inveja. Já que eu não consigo o que ela tem, vou destruir o que aquela pessoa conquistou - e aí nos nivelamos.
Com a Gata Borralheira é assim. Elas riem da pretensão da irmã ir ao baile também, fingem concordar em levá-la, se ela conseguir um vestido adequado, apenas porque acreditam que ela não tem recursos para conseguir um. E quando ela improvisa um traje, com as sobras dos vestidos das irmãs, elas o destroem, não para aproveitar algo daquilo, mas para que a outra não possa desfrutar do mesmo que elas.
A essência da inveja. Nossos colegas de trabalho, nossos pares, nos lembram os irmãos e se não há um relacionamento sadio em casa, com certeza isto se repetirá no trabalho.
As empresas há muito entenderam que este tipo de competição é destrutivo e aprenderam a canalizar o impulso da inveja no trabalho para os programas de busca de excelência, onde ao final, todos saem ganhando.
Mas na nossa vida pessoal, como lidar com o complexo de Gata Borralheira? Aquela que sempre é desqualificada, sempre perde, que sofre o abuso das irmãs (leia-se colegas também).
Dentro da minha especialidade, penso em termos de modificação das vibrações das pessoas inicialmente, para desenvolver uma atitude mais construtiva e positiva na vida.
A Gata Borralheira precisa melhorar sua auto estima, para conseguir se colocar e parar de se submeter às situações como forma de ser amada. Para isto, as essências vibracionais dos cristais Malaquita e F-10 Auto Estima vão lhe dar a força interior necessária para fazer essa mudança.
Eu daria ainda algo para que ela assumisse seu poder pessoal de forma efetiva e para isto, as vibrações da essência de Ouro é perfeita.
As irmãs deveriam tomar as essências de Crisoprásio e Topázio para quebrar esse sentimento de inveja que corroi e impede que se viva plenamente. Ao mesmo tempo, poderíamos ajudá-las a ficar mais centradas com Marfim, que permitiria canalizar a raiva da beleza da irmã de forma construtiva em suas vidas; concentrando-se no seu caminho, elas poderiam achar a felicidade sem ter que destruir a do outro.
Ainda poderíamos dar Cobre, para suprir as grandes carências afetivas que devem ter por se sentirem desprivilegiadas fisicamente. Afinal, elas se sujeitam até à mutilização para ter um parceiro. E, por último, a F-18 - Alma Gêmea, para entrarem em sintonia com um par harmonioso que as ajudasse a seguir o caminho mais felizes com suas vidas.
Mas todos nós já nos sentimos atacados em algum momento pela inveja alheia, declarada ou dissimulada. Como se proteger? Você pode tomar regularmente uma fórmula composta de F-7 Limpeza Energética e Proteção, Turmalina Negra para reforçar, e dos florais ancorados com cristais, de Arruda, Guiné, Comigo-Ninguém-Pode, Espada de São Jorge e Lança de Ogum. Além dsito, usar o spray de F-7 Limpeza Energética e proteção ao redor do corpo uma vez ao dia, limpa das energias negativas e cria uma aura de bem estar!
Para compreender: aAtrás de toda conduta maldosa para desqualificar o outro existe sempre uma pessoa insegura e infeliz, que não consegue aceitar que o outro possa viver bem. O que destroi boas amizades e laços familiares, enquanto não mudamos as vibrações de nossos sentimentos.
Que cada um possa sair da condição de Gata Borralheira para a de Cinderela, se livrando dessas energias negativas nesse caminho!









Terapeuta floral com pós graduação pelo IBEHE/UERJ e sintonizadora do sistema de essências de cristais e flores Florais de Lara. Autora dos livros Elixires de Cristais, A cura dos chakras com cristais, A essência dos cristais e metais, entre outros. Atendimento online, leitura das cartas terapêuticas e preparo de sua fórmula pessoal. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |