COISAS DA ALMA
Atualizado dia 8/12/2006 12:05:13 AM em Autoconhecimentopor Joäo Virginio Silva
Espiritualidade é ter uma atitude mental alerta onde a mente do indivíduo está livre de preconceitos, rituais ou dogmas, onde a mente está sempre aberta e receptiva, captando tudo o que de bom está sendo transmitido pelas fontes possíveis e inimagináveis.
Ser espiritualista é compreender profundamente a beleza do processo da vida e o extraordinário fenômeno chamado morte. Ser espiritualista não é ter crenças nisso ou naquilo, mas, ter a certeza absoluta da sobrevivência da alma após a morte do corpo físico.
Muitos associam o termo “Espiritualidade” à doutrina espírita codificada por Kardec.
Há realmente uma semelhança muito grande entre a doutrina espírita e a espiritualidade, mas a espiritualidade se encontra, não somente na doutrina de Kardec ou no espiritismo, mas também em todas as outras escolas filosóficas e religiosas. Ser espiritualista é imprescindível a qualquer ser humano, pois se trata de algo vital em nossas vidas no difícil caminho da evolução da consciência. Através dessa forma espiritualizada de ver as coisas, conseguimos desenvolver uma mente mais límpida e serena e, consequëntemente, com mais clareza e inteligência perceptiva aprendemos a nos conhecer melhor.
Toda e qualquer tentativa para tentarmos compreender e esclarecer a extraordinária questão da divindade ou de Deus, têm se tornado quase sempre em baboseiras. Traduzimos ou projetamos nossos desejos internos e passamos mediante a arrogância somente existente nos seres humanos, a acreditar que Deus já é um caso definido, encerrado e compreendido. Ou seja, descobrimos o que Deus é e o que Deus quer, descobrimos os planos de Deus para nós e para todo o Universo e, e em cima desse delírio edificamos nossas religiões.
Estamos demasiadamente acostumados ao imediatismo da vida física com suas manifestações e ambicionamos submeter tudo aos caprichos de nossa lógica neurótica, inclusive, Deus.
Para tentarmos diminuir um pouco mais a nossa quase inexistente capacidade intelectual e mental reduzimos também a estrutura, a base de manifestação do Universo, assim também como as fontes originárias do Criador.
Desde os tempos mais remotos, a interpretação da divindade tem recebido os maiores esforços e investimentos intelectuais por parte da humanidade toda. Em princípio confundido com a sua Obra, raios, trovões, tempestades, furacão, etc, fez do homem primitivo um temeroso e supersticioso adorador de deuses que fundamentavam o seu tributo de adoração. Mais tarde, o homem humanizou a Divindade, fez da divindade a sua própria imagem, evidentemente, que de acordo com os seus próprios sentimentos e paixões mesquinhas.
Texto revisado por: Cris
Avaliação: 5 | Votos: 10
*" LOUVAI AO SENHOR, PORQUE ELE É BOM; PORQUE A SUA BENEGUINIDADE É PARA SEMPRE "* E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |