Como acontece sua ligação com o público?
Atualizado dia 1/19/2021 3:30:53 PM em Autoconhecimentopor Marcia Dario
O envolvimento emocional do público é sustentado, sim, por ela, a Empatia. Se esta ligação não for feita, os sentimentos não encontram pertencimento ao discurso ou história. Empatia também não é simplesmente compaixão, altruísmo ou piedade.
Quando torcemos por alguém, verdadeiramente, estamos nos identificando com essa pessoa.
É como se nossos sentimentos e desejos também tomassem forma. A empatia nos coloca exatamente com o "outro".
Mas, enquanto empatia é inevitável e absoluta, a simpatia nem tanto.
A simpatia pode ser fruto apenas de uma primeira impressão.
A empatia acontece quando há identificação. Podemos, inclusive, ter empatia por quem não nos é simpático.
Quando falamos em sentimentos, sensações, primeiras impressões, estamos articulando processos conscientes e inconscientes.
Talvez seja isso um bom motivo para não conseguirmos antecipar e garantir conexões, já que o outro estará no mesmo processo de percepção sobre o comunicador.
A empatia permeada de bondade, gentileza e verdade sempre proporcionará uma melhor ambiência e possibilidades frutíferas em qualquer comunicação.
Costumo dizer que o público "vê a unha encravada, quando você usa botas"!
Tornando mais prático, o que parece complexo e o é:
1. Acredite no que comunica, para comunicar com verdade e paixão.
2. Permita que a capacidade de ser empático lhe traga mais leveza e bondade.
3. Ouça para compreender e não para julgar.
4. Não há domínio, fruto do controle na comunicação e, sim, interação orgânica entre você e o público.
5. Não se apegue, comunicar é plantar boas sementes!
6. Represente a experiência necessária para conduzir o público ao "UAU", valeu a pena, para você e para eles.
7. Valide as interações com agradecimentos.
8. Deixe que o outro "brilhe".
9. Deixe um presente verdadeiro, como surpresa, ao final!
Lembre-se: "Qualquer maneira de amor vale a pena, diga a palavra que nunca foi dita"!
Abraços carinhosos,
Márcia Dario
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 27
Conteúdo desenvolvido por: Marcia Dario Márcia Dario graduou-se em Letras (português e inglês). Especializou-se em Recursos Humanos, Marketing, Cibernética Social, Psicobiofísica, Psicopedagogia e em Cinesiologia Aplicada pela escola "Three in One Concepts", sendo facilitadora desde 1994. Fez também Locução, Rádio e Dublagem. É Coach, pelo Instituto Holos. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |