Menu
Somos Todos UM - Home

COMO ESTÁ NOSSO AUTOCONTROLE?

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Raul Imhof

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 9/4/2005 8:50:36 PM


Nosso entusiasmo pode e deve ser dirigido para fins construtivos. Sem o autocontrole o entusiasmo assemelha-se à luz do raio que pode atingir um ponto qualquer, destruindo vidas e propriedades. O autocontrole é o fiel da balança que dirige a ação, fazendo com que esta seja sempre construtiva e nunca destrutiva.

Para conseguirmos o equilíbrio é necessário que tenhamos o entusiasmo e o autocontrole em igualdade de condições. Muitas vezes, ao indagarmos uma pessoa que cometeu um grande desatino, ouvimos logo a resposta que no momento certo faltou-lhe o autocontrole, tão necessário para dirigir as suas energias para a construção do bem.

A maioria das infelicidades humanas origina-se da falta de autocontrole. A Biblia Sagrada está cheia de advertências em apoio do autocontrole. Há uma insistência até mesmo no sentido de que amemos os nossos inimigos e perdoemos as ofensas. A Lei da não resistência passa pela Bíblia como um grande clarão. Grandes homens e mulheres que servem de exemplo para o mundo tiveram a capacidade e a felicidade de exercitar o seu autocontrole.

Se nos descuidarmos de exercer o autocontrole é provável que estejamos prejudicando os outros e por consequência a nós mesmos. Os advogados possuem um truque muito usado quando desejam obter uma declaração de uma testemunha que não tem o menor interesse em cooperar, repetindo palavras como: "não me lembro", "não sei"... Quando tudo falha o advogado procura irritar a testemunha e neste estado de espírito faz com que a mesma perca o autocontrole e faça declarações que não faria se conservasse a sua calma.

Muitas pessoas passam a vida a procurar tempestades e complicações. Em geral, acabam achando o que procuram. O fato de que o pensamento é a única coisa sobre a qual temos domínio absoluto é em si mesmo da mais profunda significação, pois sugere fortemente que é o pensamento que nos aproxima da divindade no plano terrestre. Dessa forma o autocontrole é uma mera questão de controle de pensamento. Quem deseja dominar os outros deve em primeiro lugar exercer o autocontrole. Pessoa com autocontrole é aquela que toma a ofensiva e nunca o lado defensivo do argumento. É sempre melhor perder uma discussão do que perder um amigo.

Coloquemos em nosso espírito pensamentos que mais desejarmos e não deixemos que nele se instale o que outras pessoas desejam incutir em nós por meio de sugestão e assim nos tornaremos pessoas dotadas de autoconfiança e autocontrole. Ao perdermos a calma, com ela perdemos os nossos argumentos, as nossas transações, e tudo em nós indicará uma pessoa que não se familiarizou com os fundamentos sobre os quais se baseia o autocontrole, e o principal deles é o privilégio de escolher os pensamentos que dominam o nosso espírito.

Uma boa semana para todos.

Raul

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 20


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Raul Imhof   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa