Como melhorar o boletim do seu filho na prática?




Autor Marcia akahoshi
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 5/13/2012 5:53:26 PM
As notas escolares são medidas quantitativas da qualidade da educação que você está proporcionando ao seu filho.
É o resultado.
Como melhorar esse desempenho?
1º.) Ser amigo do seu filho.
Temos o costume de ao receber o boletim escolar, analisar as notas, julgar, criticar, condenar e castigar!
Sentimos “soberanos” em acreditar que fazemos tudo por nosso filho e se ele obtive um resultado ruim, a culpa é dele.
Bem, o que vai acontecer nos próximos resultados? Acredito que irá piorando gradativamente, mesmo com professores particulares ou KUMON.
Porque?
A solução está em entendermos melhor o que está passando na cabeça deles, em seu emocional. O que o aflige, o que está difícil, a didática do professor está dificultando o aprendizado, tem dificuldade de concentração, etc.
Uma vez o meu filho com 11 anos disse que o amigo tinha medo era da reação dos pais ao verem o boletim, e não das conseqüências destas notas para ele.
Compartilhar a dor de um fracasso, acolher sua ansiedade, ter compaixão pelo seu problema e ouvir a angústia que se passa no coração da criança e ajudá-lo a superar.
Não julgar, criticar, condenar e castigar.
2º.) Música como linguagem da alma.
Acredito que temos quatro corpos: Mental, físico, emocional e espiritual. A escola soa atua no mental de uma forma totalmente desequilibrada.
Nossa sociedade concorda que a pedagogia que aplicamos nas escolas atualmente está totalmente inadequada para a eficácia da educação das crianças. Mas como não conseguimos uma forma melhor, continuamos praticando o mesmo tipo de ensino. O resultado é que sobrecarregamos o mental com informações em excesso. A criança precisa de um equilíbrio entre os quatro corpos. Porisso que sempre mantenho na educação dos meus filhos uma atividade física, outra musical além da escola normal.
3º.) Hábito de ler livros com conteúdo
Esta prática quando realizada em assuntos do interesse da criança, inicia um caminho maravilhoso de entender o mundo, aumenta a sua cultura e o número de palavras que fazem parte do seu vocabulário. Existem técnicas eficazes para que se consiga esta qualidade que fará toda a diferença para o futuro da criança.
4º.) Talentos
Através do incentivo ao hábito da leitura de conteúdo de forma prazerosa, podemos acessar os talentos que existem na criança. Então desenvolveremos suas capacidades naturais onde ela será “a melhor” elevando muito sua auto estima e auto confiança.
5º.) Interá-la no contexto “Viver a vida”.
Nossos filhos atualmente vivem “partes de um processo”.
Um ovo frito em um prato com talheres é colocado na sua frente e ele come, depois deixa o prato sujo na mesa.
Ele não conhece a origem do ovo, a galinha, não vivenciou pegar ovos no ninho da galinha em seu ninho em um sítio, não sabe como o ovo foi preparado e que depois a louça precisa ser lavada e guardada no armário.
Eu costumo no meu trabalho de “Coach Educacional”, assistir e depois teatralizar vários vídeos do “YOU TUBE” QUE NARRAM A EVOLUÇÃO DO SER HUMANO desde o homem da caverna até os dias de hoje.
Como viviam, como se alimentavam, como caçavam, como moravam, como se protegiam das intempéries do tempo e como se defendiam dos inimigos.
Estas vivências colocam-no a par do que é “estar vivo neste mundo” de uma forma mais ampla e global.
6º.) Ser o ator principal da grande peça teatral “Minha vida”.
Já pensou que o seu filho pode chegar aos 60 anos e descobrir que foi coadjuvante de uma peça teatral da vida e pior, este enredo nem casava com seus valores essenciais?
Temos uma responsabilidade enorme em ensinar isto para nossos filhos desde pequeninos, mas só podemos ensinar se soubermos.
E você?
É o ator principal nesta grande peça teatral da sua vida, e o enredo está baseada em seus valores fundamentais?








Conteúdo desenvolvido pelo Autor Marcia akahoshi Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |