Menu
Somos Todos UM - Home

Como poderemos lidar com esse “Não” que representa a Crise?

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Rita Maria Brudniewski Granato

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 4/20/2009 10:30:38 PM


Relatos atestam que é justamente nos momentos de crise, aperto financeiro e falta de perspectiva que se deve estar atento ao que realmente nos estimula e às saídas que a vida nos mostra. Às vezes, elas ficam ocultas pela inércia, pela desesperança ou pelo medo. Numa época desfavorável, temos a chance de escolher: para desenvolver talentos adormecidos e investigar possíveis áreas de atuação a curto ou longo prazo.

Crise e oportunidade, na cultura chinesa, significam o mesmo ideograma, que para nós ocidentais parecem antagônicas. Mas percebemos que é nas adversidades é que desenvolvemos uma Força interior para encontrarmos uma saída. É onde nos tornamos sujeitos da ação. Nos dá a oportunidade de crescer, de mudar, de se reinventar. Um antigo ditado diz: “Se a vida der a você um limão, faça dele uma limonada

Sempre é possível descobrir caminhos promissores mesmo que eles estejam escondidos em momentos desfavoráveis. Isso é o que diz a milenar sabedoria chinesa, em que crise e oportunidade se complementam na mesma palavra, formada por dois ideogramas chineses.

QUAIS AS MANEIRAS PARA REAGIR AOS LIMITES QUE UMA CRISE TRAZ PARA TODOS NÓS?

1- EXISTEM PESSOAS QUE PROCURAM IGNORAR, VÃO EM FRENTE COMO SE NADA TIVESSE ACONTECENDO. TENTAM MANTER EXATAMENTE O MESMO PADRÃO DE VIDA DE ANTES E FICAM SE QUEIXANDO O TEMPO TODO QUE TUDO ESTÁ ERRADO, ALGO QUE SE TORNA INSUPORTÁVEL.

2- OUTRAS PARTEM PARA SOLUÇÕES OPOSTAS, TENTANDO RESOLVER A CRISE CURTINDO UMA DE "MISÉRIA". NÃO GASTAM ABSOLUTAMENTE NADA E NÃO CONSEGUEM AJUDAR NINGUÉM. VIVEM COMO SE ESTIVESSEM NA BEIRA DE UM VERDADEIRO ABISMO. SUAS VIDAS SÃO VIVIDAS DE FORMA RÍGIDA, MUITO CONTIDA, VIVENDO ABAIXO DE SUAS REAIS POSSIBILIDADES ECONOMICAS, FAZENDO QUESTÃO DE DIZER, E ISTO TAMBÉM É INSUPORTÁVEL.

3- EXISTEM PESSOAS QUE POR CAUSA DE UM DESIQUILIBRO EMOCIONAL E OU PSIQUICO LEVAM ESSA SITUAÇÃO AO EXTREMO. ESSE “NÃO” REPRESENTA PERDA DE “PODER” TOTAL E ASSIM PELO DESESPERO ELAS MATAM OU SE SUICIDAM.


4- AGORA EXISTEM OUTRAS PESSOAS QUE APESAR DAS DIFICULDADES, AINDA SE PERMITEM SONHAR, CULTIVAR PROJETOS PARA QUANDO AS COISAS MELHORAREM, POIS TODAS AS CRISES PASSAM. CONSEGUEM PERCEBER QUE EXISTEM OUTRAS MANEIRAS DE PODER “SER FELIZ”. APRENDEM A VALORIZAR MAIS SEU DINHEIRO E AS COISAS QUE POSSUEM. SAEM DESSA DESENFREADA ONDA DE CONSUMO, DE ILUSÕES E CONSEGUEM PERCEBER QUE EXISTEM OUTRAS FORMAS CRIATIVAS DE VIVER.

Com o aumento de nossa força interior, é possível desenvolver a determinação e poderemos assim chegar ao “sucesso”, mas se sentimos hesitação, medo e falta de confiança em nós mesmos, acabamos por desenvolver atitudes pessimistas, que são as sementes do” fracasso”.

 

Rita Granato  www.ritagranato.psc.br

 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Rita Maria Brudniewski Granato   
Sua metodologia atual de trabalho combina diversas áreas da Psicologia tradicional e moderna, com resultados altamente eficazes comprovados pela recuperação de centenas de pacientes ao longo dos seus mais de 30 anos de profissão Especializou-se em atendimento a adultos, adolescentes, crianças, casais e família.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa